PUBLICIDADE

Santos / Economia

Novo Mercado de Peixes abre em Santos neste sábado (18)

Aberto ao público, neste sábado (18), o novo Mercado de Peixes de Santos, localizado na Avenida Mário Covas, 3.050, está localizado entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg. O equipamento integra o pacote de intervenções do projeto Nova Ponta da Praia e funcionará diariamente das 7h às 18h.

Com toda a estrutura já pronta, o restaurante localizado no mezanino – explorado por vencedor de concorrência pública – deve iniciar as atividades em agosto, seguindo horários e outras regras impostas aos estabelecimentos do gênero de acordo com o Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

Na fase atual da retomada econômica, o Mercado de Peixes terá limitação de 40% da capacidade de público, aferição de temperatura corporal na entrada (limite de 37,5°C), disponibilização de álcool em gel nos boxes e uso obrigatório de máscara, inclusive pelos funcionários.

Sem custo para o Município, a obra foi executada pela iniciativa privada como parte de uma compensação exigida pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) pela desativação de um centro de convenções localizado no Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (Nide) Sorocabana, no Campo Grande.

Estrutura

Com dois mil metros quadrados, o novo edifício contém 20 boxes de comercialização de pescado, cinco a mais que no antigo mercado, de onde migrou parte dos permissionários. Os outros espaços foram ocupados por comerciantes da chamada “rua do peixe” – cuja extinção foi exigida pela Justiça. No local também haverá seção para comercialização de temperos.

Para conforto e segurança dos clientes, o ambiente é totalmente climatizado e acessível (inclusive os sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino. Outra comodidade está no estacionamento, com capacidade para 40 veículos.

Já os comerciantes passarão a trabalhar com melhores condições de higiene, dispondo de área refrigerada para o lixo. As funcionalidades incluem câmara fria para armazenamento de gelo e banheiros exclusivos para funcionários. E o acesso de serviço será independente do destinado ao público.

Para o arquiteto da Prefeitura Glaucus Farinello, gestor do projeto, comerciantes e clientes sentirão diferença no novo espaço. Temos um prédio fechado, totalmente climatizado, com sistema de drenagem dotado de separador de escamas e filtro para evitar o odor na vizinhança. Foi tudo planejado não só para quem trabalha aqui, mas também para que a gente consiga levar à mesa das pessoas um produto muito melhor, com mais qualidade. Quem conhecer vai querer voltar”.

Contando com contrapartidas referentes também a empreendimento no Nide Clube, no mesmo bairro, a Nova Ponta da Praia ainda inclui, ao lado do Mercado de Peixes, uma base para a Polícia Militar, além da remodelação viária de toda a Avenida Almirante Saldanha da Gama – com novo bolsão para acesso à balsa – e reforma do Deck do Pescador, além de nova arborização e equipamentos de turismo e lazer no calçadão da orla.