4.5 // GEEK & GAMESCOTIDIANO

Santos Festival Geek tem abertura com homenagem e música

Foto: Raimundo Rosa

Com homenagem a uma das personalidades mais importantes da cultura nacional, a abertura do Santos Criativa Festival Geek ocorre nesta quinta-feira (1o), a partir das 19h, no espaço de eventos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3). A noite tem como destaque a celebração ao ator santista Sérgio Mamberti, cuja trajetória profissional reúne inúmeros feitos nos palcos, nas telas do cinema e no serviço público.

Para a turma geek, a imagem do artista de 79 anos ficou marcada pelo personagem Dr. Victor Stradivarius, da série Castelo Ra-Tim-Bum, na TV Cultura. Aliás, os fãs do programa terão a oportunidade de interagir com os atores Cássio Scapim e Fredy Allan, além de Mamberti, que participam de painel logo após a homenagem.

A atividade tem mediação do jornalista Luiz Gustavo Klein e do livreiro José Luiz Tahan. O encerramento da noite fica a cargo dos músicos da Banda Marcial de Cubatão, que tocam trilhas de filmes, desenhos e animes.

Outras atrações

Na sexta-feira (2), a programação tem como destaque o workshop Criação de Personagens, com o ilustrador Vitor Cafaggi, a partir das 10h, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Às 16h, o dublador Manolo Ray, que já emprestou sua voz para o Homem Aranha, Robin, Marty McFly (De Volta Para o Futuro), Presuntinho, Pinóquio (Shrek), Robin (Batman Eternamente e Jovens Titans), entre outros personagens, bate papo com o público.

O ilustrador italiano Claudio Castellini abre a programação do sábado (3), no auditório do Museu Pelé, às 10h, durante o workshop Narrativa e Criação. Com mais de 30 anos de carreira, Castellini acumula trabalhos na Sergio Bonelli Editore e Marvel Comics, desenhando personagens como O Surfista Prateado, Wolverine, Homem-Aranha, Conan, Batman, Elektra e o Quarteto Fantástico.

No mesmo dia, o palco principal dos Arcos do Valongo recebe, às 13h30, os youtubers do canal Matando Robôs Gigantes. No mesmo local, às 15h, ocorre o painel com os atores do filme Turma da Mônica – Laços, com a participação de Giulia Benitte (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão).

O último dia do evento, o domingo (4), às 13h, no Arcos do Valongo, a dubladora Miriam Ficher bate papo com o público contando um pouco de sua trajetória no cinema e na TV, onde já emprestou a voz para personagens das atrizes Angelina Jolie, Uma Thurman, Meg Ryan, Nicole Kidman e Drew Barrymore, entre outras, além de fazer participações em desenhos animados e games.

Os fãs da série Detetives do Prédio Azul (DPA) curtem um painel, no mesmo local, às 15h30, com a presença dos atores Luciano Quirino (Ptolomeu Prata) e Reinaldo Reis (Severino Capim). Já às 16h20 estão marcadas as performances do último dia do concurso de cosplays – iniciado no dia anterior – e, na sequência, às 17h20, há apresentações de grupos de K-Pop.

De sexta-feira a domingo, o ator e fã da cultura geek Fernando Caruso será o mestre de cerimônias do evento, mediando debates e aprontando das suas trapalhadas em todos os espaços do festival.

Museu Pelé

Além de curtir os painéis, workshops e shows musicais, o público tem a oportunidade de viver diversas experiências dentro do universo geek. O Museu Pelé recebe a arena de games, onde são disputados os campeonatos de League of Legends (PC), Street Fighter V, Dragon Ball Figther Z e Fifa. Os dois últimos são disputados na sexta-feira e têm inscrições presenciais, a partir das 11h30.

O casarão construído em 1867 abriga também o espaço de free play – onde todos poderão jogar de graça -, exposição histórica do Street Fighter e de plastimodelismo. No mesmo local está instalado um miniestúdio para transmissões ao vivo do Youtuber Por Um Dia. Uma das duas feiras de artigos geek marca presença no hall principal do museu.

Na área externa da Casa do Rei do Futebol os visitantes voltam no tempo na Vila Medieval, onde são realizadas batalhas de guerreiros e ocorre exposição de espadas, armaduras e artesanato de época. O público também tem a oportunidade de aprender a manusear espadas (utilizando armas feitas de espuma).

Perto dali fica o TruckEscape – Esquadrão Resgate e Operação Resgate – uma modalidade de jogo de fuga que está ganhando cada vez adeptos. Dentro de dois espaços temáticos, os participantes ficam trancados e precisam desvendar enigmas em um determinado tempo para conseguir solucionar ameaças fictícias.

Praça de alimentação e jogos de tabuleiro

Nos 4 mil m² dos Arcos do Valongo, além do palco principal do evento, está instalada a praça de alimentação. Destaque para o restaurante-escola Estação Bistrô, projeto de formação de jovens profissionais gerenciado pela Prefeitura de Santos e Unisantos, que serve refeições durante todos os dias do festival, das 12h às 15h.

O Arcos do Valongo também recebe o espaço para disputas de Just Dance e feira de artigos geek. Nesta mesma área ficam os espaços para boargames (jogos de tabuleiro), RPG, Artist’s Alley (beco dos artistas) e exposições.

Bonde do Harry Potter

De sexta-feira a domingo, das 14h às 16h, o Bonde Arte será transformado no Bonde do Harry Potter, em que os fãs da série de romance e magia podem fazer um passeio temático pelos trilhos do Centro Histórico em uma experiência cheia de encanto e surpresas. O tour é o único evento pago do festival, com venda de ingressos a R$ 7,00, a partir das 10h, nos mesmos dias dos passeios, na bilheteria do Museu Pelé. Os ingressos são limitados a 108 lugares por dia.

A programação completa do Santos Criativa Festival Geek pode ser conferida nos endereços www.santosgeek.com.br e www.fb.com/santoscriativafestivalgeek. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secutl), com apoio da Razer, Ibis Valongo, Roxy D+, Meeple Br, Comix, Limited Edition, Pens and Dolls e Beduino.

saiba antes via instagram @revistamaissantos