4.6 // MASCOTESMANUAL

Quem tem gato ou cachorro em casa considera o pet como um membro da família e já não podem mais se imaginar sem o animal. Mas, muitas vezes, eles fogem de casa, e a angústia na procura pelo animal se torna cada vez mais difícil. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

E foi pensando no bem-estar do animal e do seu dono, que Santos incluiu a tecnologia da microchipagem, em que um microchip é inserido no animal de forma subcutânea (embaixo da pele), através do Registro Geral Animal (RGA), implantados pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida). A tecnologia foi implantada em 2012 pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Os valores são variados: a inserção do chip no animal será gratuita para quem o castrou na unidade da Codevida; R$ 30 reais para o animal que for castrado; e R$ 80 reais para animais não castrados.

A microchipagem será feita a partir do dia 11 de março em mais de 3 mil animais. Para mais informações sobre horários podem ser obtidas através do telefone 3203-5075 ou 3203-5593, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Quem estiver interessado, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Santos na Codevida, após agendamento, além da taxa para a aplicação.

Vacinas

As vacinas V10, uma das mais importantes para os animais, acontecem até amanhã e devem aplicadas de três a quatro doses. A vacina protege contra seis doenças como: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, adenovirose, coronavirose, parainfluenza canina e quatro tipos de leptospirose. A vacinação acontece até amanhã (15), no Jardim Botânico, localizado na rua João Fracarolli, 438-582 – Bom Retiro, Santos. Para a imunização, os animais devem ser castrados e os donos devem levar comprovante de residência, CPF e RG. Cães deverão ser levados em coleiras e gatos em caixa de transporte adequada. Serão vacinados até quatro animais por CPF. Mais informações: 3203-5075 e 3203-5593, das 8h às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Francisco Arrais/PMS

saiba antes via instagram @revistamaissantos