1.4 // SAÚDESANTOS 

Foto: Isabela Carrari

Chegou a vez dos homens cuidarem da saúde física e mental. Diversas atividades estão programadas para este sábado (24), quando seis policlínicas abrirão especialmente para atender os moradores de Santos, independente do bairro em que moram, dentro da Campanha Novembro Azul.

Estarão em funcionamento as seguintes unidades: Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728 – das 9h às 13h), Valongo (R. Prof. Maria Neusa Cunha, s/nº – 9h às 16h), São Bento (Rua das Pedras s/nº – 9h às 16h), Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº – das 9h às 14h), Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284 – 9h às 16h) e Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº – 9h às 16h).

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão e coleta de sangue para exame de PSA (para grupos específicos, após avaliação da equipe de saúde).

MAIS PROGRAMAÇÃO

A Policlínica do São Bento promove ainda uma caminhada das 10h às 12h, com saída na unidade. Acompanhados pela banda Azul e Branco, os caminhantes ganharão kit com abadá, passe para lanche e folheto informativo. Quem for à unidade também poderá usufruir de serviço de barbearia, dança de salão, jogos, atualização da carteira de vacinação, oficina de primeiros socorros, consulta odontológica e rodas de conversa (orientações sobre causas prevalentes da morte masculina; prevenção de doenças renais e diabetes; andropausa, disfunção erétil, doenças da próstata e doenças do pênis).

Na Policlínica da Vila Nova haverá corte de cabelo e barba das 10h às 14h, além de vídeo na sala de espera. No Valongo, o corte de cabelo e barba será realizado no período da manhã, das 9h ao meio-dia.

Na unidade do Bom Retiro, estão previstas sessões de limpeza de pele e sorteio de produtos para higiene masculina, além de muito bate-papo com orientações sobre os temas: “O significado do Novembro Azul”; “A importância e os sinais de alteração da próstata”; “Prevenção da hipertensão e do diabetes”; “Perigos do colesterol alto”; “Perigos do sedentarismo”; “Orientações sobre a saúde odontológica”.

Na Vila Mathias, haverá serviço de atualização de carteira de vacinação; palestras sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão e diabetes; corte de cabelo das 9h às 14h; além de orientação nutricional e cálculo de índice de massa corpórea.

Na unidade da Aparecida, além da atualização da carteira vacinação, haverá avaliação bucal e, às 10h, palestra sobre prevenção do câncer bucal.

Exames são fundamentais para detectar o problema

O câncer de próstata é o de maior incidência em homens depois do de pele. De acordo com o urologista Gilberto Antunes Alvarez, que atua no Ambesp da Zona Noroeste, o tumor na próstata costuma ser brando, o que contribui para um índice de cura mais alto.

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas, por isso é tão importante fazer os exames anualmente: o PSA, que verifica se há alteração da quantidade dessa proteína na próstata, e o de toque retal, que avalia a presença de nódulos na próstata.

“A suspeita do câncer pode acontecer a partir dos dois exames com resultados alterados. Mas cerca de 60 a 70% das suspeitas ocorrem por meio do exame de PSA, pois o tumor em estágio inicial, devido ao tamanho, é mais difícil de ser identificado pelo toque, que responde por cerca de 30% dos diagnósticos. Também pode acontecer de o PSA dar um resultado normal e o toque identificar a presença de nódulo. Nesse caso, também pode ser indicativo de câncer. Por isso, os dois exames são necessários”.

TRATAMENTO

Havendo a suspeita de câncer, o médico solicita biópsia da próstata. Se o resultado for positivo, o tratamento é iniciado e varia de acordo com a extensão da doença (local ou metástase) e outros fatores como a idade do paciente. Os procedimentos que podem ser realizados são cirurgia, radioterapia e medicamentos por via oral ou injetável.

O câncer de próstata foi a causa da morte de 50 homens em Santos no ano de 2016, 47 em 2017 e 36 em 2018 (até setembro).

A realização do exame de PSA requer preparo. As principais orientações são realizar abstinência sexual por 48 horas e não praticar exercícios com bicicleta e motocicleta nas últimas 48 horas.

saiba antes via instagram @revistamaissantos