PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Drive thru para testes rápidos começa a ser realizado na Arena Santos

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

O Centro de Testagem da Covid-19, que disponibiliza testes rápidos gratuitos para pessoas que apresentam sintomas em sistema drive thru, funcionará deste sábado (30) até quarta (3), das 8h às 14h, na Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184 – Vila Mathias).

Dez mil kits de testes rápidos, adquiridos pela Prefeitura, estarão à disposição nestes cinco dias. O serviço está disponível apenas para moradores de Santos, que devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

A testagem em massa de moradores sintomáticos é uma das estratégias adotadas pelo Município para melhor entender a extensão da epidemia. Durante o período em que esteve no estacionamento do Mendes Convention Center, o drive thru realizou 15,4 mil testes rápidos, com 320 resultados positivos. “Santos já detém números comparáveis aos principais centros mundiais onde foram realizadas testagens com alta performance. O grande volume de testagem se consolidou em nossa Cidade, que se tornou referência neste aspecto”, afirma Fábio Ferraz, secretário municipal de Saúde.

Funcionamento

Logo ao chegar ao local, o munícipe é recepcionado por uma equipe para a realização de cadastro, aferição da temperatura com termômetro de testa a laser e da oxigenação do sangue com oxímetro. A pessoa faz ainda um breve relato sobre o seu estado de saúde. Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue do dedo.

Os testes rápidos são usados para a triagem de casos suspeitos e indicam se a pessoa já teve contato com o vírus antes ou está produzindo anticorpos para combatê-lo no seu organismo. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR, que tem efeito confirmatório do diagnóstico.

Dois mil kits de RT-PCR estão reservados para a ação. Após cerca de três dias úteis, o resultado é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que o munícipe reside.

O Centro de Testagem da Covid-19 envolve a participação direta de 61 servidores da Prefeitura, além de apoio do Samu, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Também tem apoio da iniciativa privada, por meio das empresas T-Grão Cargo, Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior, Econtainers e Neto Locações.

Trânsito

A CET-Santos estará organizando o movimento de veículos com destino à Arena Santos. A fila para acesso ao local de testagem deverá se estender pela Avenida Rangel Pestana, ocupando a faixa da direita da via, com expectativa que alcance a Avenida Senador Feijó.

Por isso, a orientação da companhia é para que aqueles que forem se dirigir à Arena Santos já o façam a partir da Senador Feijó, buscando o ponto exato do final da fila. Como parte da operação, agentes estarão posicionados nos cruzamentos a fim de evitar o fechamento das passagens por veículos que estiverem na fila, bem como que esta seja eventualmente furada.

Foto: Reprodução