1.6 // EDUCAÇÃOSANTOS

02-prova-enem-ensino-medio-escola-estudantes-educacao

Foto: Reprodução

Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro. Pensando nos estudantes que estão correndo contra o relógio para se preparar para essa importante prova, Rodrigo Fulgêncio, coordenador do Curso Poliedro, preparou algumas dicas para ajudar os candidatos.

Confira:

1 – Preste muita atenção nas aulas e tire dúvidas

Preste muita atenção ao conteúdo lecionado em sala de aula, copiando a matéria e tomando cuidado com as distrações, principalmente o celular. Também é importante tirar todas as dúvidas finais com os professores.

2 – Treine e resolva exercícios

Resolver questões, participar de simulados e estudar diariamente são ações fundamentais. O candidato também deve estudar as provas dos anos anteriores (pelo menos dos últimos 3 anos) para se acostumar com o modelo da prova, lembrando que o Enem é uma prova longa – são 180 questões em apenas dois dias.

3 – Tenha um bom planejamento de estudos

Elabore um planejamento de estudos com metas semanais. Assim fica mais difícil se perder ao longo das semanas em meio a tanto conteúdo. Inclua todas as matérias e frentes, priorizando tópicos que mais pesam no Enem e que você tem mais dificuldade.

4 – Comece pelo mais fácil

Não comece pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade. O importante é fazer o básico bem feito!

5 – Dificuldades são comuns

Não estude somente os conteúdos que gosta mais e não desista nas primeiras dificuldades. Aprenda com os próprios erros cometidos em redações, simulados e exercícios. É importante não só olhar o gabarito mas entender a resolução das questões.

6 – Cuide da saúde

A saúde física e mental afeta diretamente a qualidade dos estudos. Por isso, é preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação,  sem cometer exageros. Procure controlar a alimentação na medida do possível, pois a sua saúde física depende bastante do seu cardápio diário. Antes das provas procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os alimentos integrais, que vão diminuir o seu apetite durante a prova.

7 – Utilize uma boa estratégia no dia da prova

No dia da prova, não esqueça de pular as questões mais difíceis e deixá-las para o final. Para a prova de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação uma boa estratégia é ler rapidamente o tema da redação e fazer um brainstorm de ideias por aproximadamente 5 minutos, anotando tudo no rascunho. Após isso, comece a resolver as questões, lembrando sempre de pular as mais difíceis. Ao longo da prova, mais ideias para a redação vão aparecendo – anote tudo no rascunho. Depois reserve aproximadamente 1 hora no final da prova para fazer a redação. As ideias do rascunho vão ajudar a desenvolver mais rapidamente a dissertação.

O medo de não passar aparece para todos, porém, tente manter o foco. Encontre elementos que te motivam a atingir seus objetivos. Depois de ter foco e determinação durante todo o período de preparação para o vestibular, só depende de você.

saiba antes via instagram @revistamaissantos