REGIÃOSANTOS 

Nesta semana, a população da região foi surpreendida com fortes chuvas, que são comuns no verão. A estação mais quente do ano vai até 20 de março, período em que a ocorrência de raios se torna mais frequente, por isso, devemos tomar alguns cuidados.

Na praia ou qualquer outro locais amplamente abertos o cuidado deve ser redobrado para que essas pessoas não sejam atingidas por descargas elétricas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, “ao perceber o céu escuro, com nuvens densas, o melhor a fazer é procurar um abrigo em edificações, prédios e carros totalmente fechados, ou instalação subterrânea”.

Outras dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 199 ou 3208-1000, da Defesa Civil.

Cuidados fora de casa

Não fique próximo de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, pois atraem e conduzem raios. Caso não haja nenhuma cobertura por perto, aconselha-se que a pessoa fique agachada com a cabeça entre as pernas abraçando os joelhos e os pés, juntos, em contato com o chão. Se estiver com um grupo de pessoas, mantenham a distância um do outro, de, no mínimo, 50 a 100 m.

Se estiver no mar, saia imediatamente. Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos, campos abertos ou quadras. E se algum cabo se romper durante um temporal, não toque nem chegue perto do local. Se estiver dentro de um veículo, e o fio cair sobre ele, não tente sair do carro, assim como ninguém deve tentar ajudar, pois a área deve ser isolada e  a distribuidora de energia responsável acionada.

Cuidados dentro de casa

Não fique próximo de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Mantenha distância, também, de varais ou trilhos, fogões, geladeiras e torneiras, e não segure objetos pontiagudos ou de metal.

Aparelhos elétricos e eletrodomésticos, incluindo telefones celulares, durante as tempestades elétricas ou em locais com água e umidade, não devem ser utilizados durante os temporais. É recomendável que as tomadas sejam desligadas durante as fortes tempestades.

Celulares também devem ser evitados de usar se conectados à tomada. Por fim, não mexa no interior dos televisores e os mantenha desligados durante as tempestades. Equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores devem ter proteção especial contra descargas elétricas.

Receba alertas

Além disso, você também pode receber alertas pode mensagens via SMS da Defesa Civil do Estado, que irá alertar sobre os perigos naturais. As mensagens serão referentes ao CEP cadastrado. Para receber a notificação, basta enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP que quer cadastrar. Uma mensagem é equivalente a um CEP e não há limites de CEP que podem ser cadastrados.

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos