Variedades 

A nutricionista Thaise Costa lista sugestões de alimentos fáceis, práticos e saudáveis para o dia a dia

Para aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida este ano é importante investir também em bons hábitos alimentares. “Inserir alimentos nutritivos e funcionais no cardápio diário contribui para a obtenção de nutrientes, minerais e vitaminas essenciais ao corpo, proporcionando um melhor funcionamento do organismo”, explica Thaise Costa, nutricionista da marca Tia Sônia. “A dica é incluir aos poucos alimentos saudáveis no dia a dia, pois quando a mudança é muito radical, a pessoa tende a não conseguir manter os novos hábitos e acaba voltando para os antigos”.

Confira 5 opções para serem incluídas nas refeições de forma prática e rápida:

GRANOLA
A granola é um mix de cereais, oleaginosas, grãos integrais e frutas secas. É rica em fibras, contribuindo para o melhor funcionamento do intestino e evitando o inchaço e prisão de ventre, além de auxiliar na saúde do coração e no controle do colesterol ruim e gorduras das artérias. A granola também oferece sensação de saciedade, evitando o impulso por ingestão de alimentos. “É possível combinar o alimento com leite, iogurte, sorvete, frutas, em barras de cereal, açaí e até mesmo consumi-lo puro”, conta a nutricionista.

SEMENTE DE CHIA
A semente de chia apresenta componentes como o ômega 3, fibras, proteínas e minerais. Um dos principais benefícios da chia está relacionado com a saciedade, pois suas sementes são ricas em fibras solúveis, que ao entrarem em contato com a água, formam um gel. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta, gerando saciedade rapidamente e por um intervalo de tempo maior. “Por possuir sabor neutro, a chia pode ser inserida de diversas maneiras na alimentação, como: sucos, sopas, vitaminas, iogurte e saladas de frutas, ou pode ser incluída no preparo de bolos, pães e biscoitos”.

QUINOA
A quinoa é um cereal de origem vegetal com alto poder nutritivo e proteínas de alta qualidade. Rica em fibras e ômega 3 e 6, a ingestão desse alimento contribui para o bom trabalho do intestino e no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue. “A quinoa é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano por conter 16 tipos de aminoácidos essenciais, ou seja, os que não são produzidos pelo corpo humano”, explica a nutricionista. O consumo do alimento deve ser feito diariamente, através de 2 colheres de sopa, de preferência associada a um alimento fonte de vitamina C para melhorar a absorção de seus nutrientes, como: laranja, acerola, mexerica, morango e limão.

PASTA DE AMENDOIM
Composta do próprio amendoim, que é rico em gorduras boas que combatem o colesterol ruim (LDL), o consumo da pasta de amendoim traz benefícios à saúde, como no auxílio à prevenção de doenças cardíacas, câncer e envelhecimento precoce. Também é fonte de energia, mantêm a saúde dos músculos, melhora o humor e por ser rica em vitamina E, ajuda no combate de radicais livres, prevenindo a degeneração das células do corpo. “Pode ser consumida por qualquer faixa-etária em lanches ou até mesmo pura”.

PASTA DE CASTANHA DE CAJU
A pasta de castanha de caju tem o próprio fruto como fonte, que é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que auxiliam no combate do colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (LDL) e na prevenção do desentupimento de veias e artérias. Por ser rica em zinco, o consumo da pasta de castanha de caju também auxilia no combate a anemia e fortalece o sistema imunológico. “O consumo da pasta de castanha de caju é versátil e pode ser inserido no cardápio em qualquer momento do dia, porém sempre com moderação”.

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