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5 alimentos saudáveis para o café da manhã

Que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, todo mundo sabe – mas será que você está ingerindo os grupos alimentares corretos todas as manhãs? Confira uma lista com os oito alimentos mais saudáveis para o desjejum – e os benefícios que cada um traz.

1. Ovos
Carregados de muita proteína e vitaminas B12, B2 e A, os ovos também contêm colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Já a proteína  produz energia que permanece em alta por horas no corpo, mantendo você saciada por mais tempo.

2. Manteiga de amendoim
Geralmente associada à categoria junk food dos alimentos, a manteiga de amendoim pode ser uma ótima aliada para diminuir os riscos de doenças no coração – se ingerida com moderação, é claro.

3. Abacate
Pouco disseminado na gastronomia brasileira, o abacate é repleto de vitaminas e minerais (são mais de vinte!).

4. Carboidratos complexos
Pão integral, granola, aveia: os carboidratos complexos possuem altas quantidades de fibra, além de liberarem glicose na corrente sanguínea de forma gradual,  sendo uma ótima fonte de energia (e ótimo pré-treino para quem costuma malhar pela manhã).

5. Nozes e castanhas
Além de serem grande fonte de gorduras saudáveis, nozes e castanhas sustentam o nível de açúcar no sangue por longos períodos de tempo.