PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

A importância do protetor solar nesse verão

O filtro solar ou protetor solar é um produto em forma de loção, spray ou tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, mais conhecidos como raios UVA e UVB. Ele reduz as queimaduras solares, previne envelhecimento precoce, manchas e até mesmo o câncer de pele.

proteor

De acordo com a pesquisa produzida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 62% dos brasileiros não usam protetor solar. Entre os que usam o produto, ainda de acordo com estudos da entidade, somente 25% aplica o protetor solar corretamente.

Os fatores de proteção solar (FPS) variam de 10 a 100 sendo que seus diferenciais estão no tempo de proteção contra a queimadura solar, que é causada principalmente pelos raios UVB. Assim, se usarmos corretamente um protetor com FPS 15, ele protegerá até que a pele seja atingida por 15 vezes a quantidade de radiação UVB que seria necessária para queimar a pele desprotegida.

Segundo o dermatologista do Hospital Ana Costa de Santos, Ruy Duarte de Almeida, ‘’O protetor solar é extremamente importante em qualquer época no ano, principalmente no verão. ’’ Ele indica o uso acima do FPS 30 e que seja aplicado de 3 em 3 horas durante o dia.

Para o especialista a atenção deve ser redobrada para as pessoas com pele mista e oleosa: ‘’Hoje em dia existe protetor solar para cada tipo de pele, seja ela seca ou oleosa. E para as mulheres que gostam de se maquiar durante o dia, também tem os protetores com base, unindo assim o útil ao agradável ’’.