PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Apps de táxi irão ocultar telefone de passageiro após assédio a mulheres

Os aplicativos Easy Taxi e 99taxis passarão a oferecer em breve a opção de ocultar dos taxistas o número de telefone dos passageiros que usarem os serviços. As mudanças serão implementadas após um abaixo-assinado que pedia por medidas contra o assédio a mulheres circular a internet e coletar mais de 27 mil assinaturas.

Atualmente, os taxistas que usam aplicativos do tipo têm acesso ao nome dos usuários, o endereço em que eles se encontram antes da corrida e aos seus números de telefone.

A petição foi criada pela analista de sustentabilidade Ana Clara Leite, 22 anos, moradora de São Paulo (SP), ela conta que já sofreu assédio de taxistas – “desde o cara me chamando de linda até um que foi bem invasivo e ficou falando da vida sexual dele” – e que resolveu tomar uma atitude depois de saber de casos de mulheres que foram assediadas, via mensagem ou ligação telefônica, por pessoas que tiveram acesso a seus números de telefone a partir dos apps.

“Uma menina me contou que pediu um táxi pelo app e estava bem vestida, porque era aeromoça. E depois o cara mandou mensagem falando que ela era linda, que adorava aeromoças, que teria desconto no táxi”, diz.