Devido ao aumento de fluxo de pacientes no Pronto Socorro Central após a reabertura do Hospital, a Secretaria de Saúde de Cubatão informa que alterará alguns procedimentos de atendimento naquele PS.
A partir da próxima segunda-feira (dia 11), o acompanhamento obrigatório por um médico em remoções de pacientes ou na realização de alguns exames (exemplo: tomografia) será realizado por um profissional da terapia semi-intensiva.
Essa mudança tem o objetivo de manter no PS um número de clÃnicos gerais suficiente para evitar que o tempo de espera ultrapasse o desejável, como ocorreu na noite de terça-feira, 5, quando um dos clÃnicos em plantão acompanhava a remoção de um paciente com complicação hemorrágica para a Santa Casa de Santos.
Protocolo – A Secretaria da Saúde estuda também implantar até janeiro próximo o chamado Protocolo de Manchester, com regras de classificação dos casos de acordo com o risco.
O Sistema Manchester de Classificação de Risco (mais conhecido como Protocolo de Manchester, por ter sido aplicado pela primeira vez nesta cidade britânica) visa determinar a prioridade clÃnica do cliente, garantindo que o primeiro atendimento médico ocorra em tempo adequado. Feita a avaliação clÃnica inicial (geralmente por um enfermeiro), é atribuÃda ao paciente uma cor indicativa do grau de prioridade de seu atendimento. Assim, a cor vermelha significa necessidade de atendimento imediato; laranja, muito urgente; amarelo, urgente; verde, pouco urgente e azul, não urgente.