O Banco de Leite do Hospital Estadual Guilherme Álvaro está com o estoque reduzido e convoca doadoras de leite materno para poder regularizá-lo. O hospital utiliza, em média, cerca de 60 litros de leite materno, por mês, para alimentar os bebês prematuros internados na UTI neonatal e pediátrica da unidade.
Para ser uma doadora, é preciso comparecer ao departamento responsável da unidade, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O primeiro procedimento é um cadastro, posterior a isso, são feitas as coletas pela equipe do hospital, na própria residência da doadora.
O principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis. Também é fundamental que haja excedente de leite, verificado com base no aumento e dilatação das mamas ou por vazamentos durante os intervalos de amamentação.
A recomendação é para que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo.