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Barriga sequinha: os melhores alimentos para incluir (e evitar) na dieta

Foco na barriga: quer secar a cinturinha de uma vez por todas? O verão começa só em dezembro, mas a preparação para colocar o biquíni inicia agora.

Dos alimentos para apostar até aqueles para cortar de vez da dieta, confira abaixo uma lista com os melhores truques para reduzir a gordura abdominal já.
prato
1. √äNFASE NAS PROTE√ćNAS: Procure ter sempre prote√≠na no caf√© da manh√£, almo√ßo, jantar e lanches intermedi√°rios, combinando alimentos proteicos com carboidratos de qualidade. ‚ÄúUnir os dois tipos de nutrientes √© indispens√°vel‚ÄĚ, conta a nutricionista Karen Schl√∂sser.

2. ALIMENTOS DIUR√ČTICOS: Aposte na erva doce, sals√£o, coentro, berinjela, end√≠vias, alho, lim√£o, noz-moscada, cebola, salsa, hortel√£, abacaxi, melancia e maracuj√°.

3. VITAMINA D: ‚ÄúDiferente do que se costuma dizer, a absor√ß√£o de vitamina D possui diversas outras fun√ß√Ķes no candice-swanepoel-vogue-brasil-jan-14-025organismo al√©m do fortalecimento dos ossos e dentes‚ÄĚ, conta a nutricionista Karen Schl√∂sser. Ela reduz o incha√ßo e o apetite! Al√©m de garantir pelo menos 15 minutos abaixo do sol por dia, invista em alimentos como peixes, ovos e leite, ricas fontes de vitamina D.

4. CARBOIDRATOS PARA EVITAR: ‚ÄúQuanto mais carboidrato a pessoa comer e quanto mais simples ele for, maior ser√° o dep√≥sito de gordura na barriga”, conta a dra. Karen. P√£o branco, batata inglesa, macarr√£o, cereal matinal √† base de milho, granola com a√ß√ļcar, sobremesa e bebida alco√≥lica.

5. CARBOIDRATOS PARA INVESTIR: Alimentos integrais, frutas com casca, legumes crus e verduras; inhame, aipim, batata doce. ‚ÄúSempre coloque uma fibra ou uma boa gordura por cima. √Č importante fazer combina√ß√Ķes inteligentes‚ÄĚ, conta a nutricionista.

6. CUIDADO COM A TAPIOCA: ser√° que vale a pena substituir o p√£o pela tapioca? ‚ÄúO problema da tapioca √© o elevado √≠ndice glic√™mico, de 115, maior que o do p√£o branco (100), e que o da mandioca (57),”, revela a nutricionista funcional. Por isso, se for optar pela tapioca, sempre use alimentos com prote√≠nas, gorduras e fibras no recheio.

7. X√Ē, INDUSTRIALIZADO: Pode esquecer a bolacha, o refrigerante, o macarr√£o pronto e os embutidos. ‚ÄúSubst√Ęncias qu√≠micas presentes nestes alimentos sobrecarregam o f√≠gado e a ves√≠cula, e isso aumenta as chances de armazenar gordura no abd√īmen‚ÄĚ, revela Karen.

8. ATEN√á√ÉO AOS CARBOIDRATOS √Ä NOITE: ‚ÄúPode sim consumir carboidrato √† noite, em pequena quantidade e obrigatoriamente rico em fibras. Nada refinado!‚ÄĚ, alerta a dra. Karen. ‚ÄúSe uma pessoa sai do seu trabalho e vai para academia √† noite, quando retorna, tem todo direito e dever de consumir carboidratos‚ÄĚ, explica a nutricionista, ressaltando que a quantidade de carbo deve ser reduzida ap√≥s o entardecer se voc√™ n√£o praticar atividades f√≠sicas no fim do dia.

9. LEITES E DERIVADOS ‚Äď CUIDADO! ‚ÄúEvite todos os latic√≠nios‚ÄĚ, declara a nutricionista. ‚ÄúS√£o alimentos dif√≠ceis para o nosso sistema digestivo e costumam formar muito muco em nosso organismo. Com isto, nos sentimos inchados, formando mais ac√ļmulo de gordura na barriga‚ÄĚ, conta. Substitua-os por leite de cereais (quinoa, arroz); leite de sementes (gergelim, girassol); leite de oleaginosas (am√™ndoas, castanha-do-par√°); extrato de soja.

10. CH√Ā VERDE, PRETO, MATE E CAF√Č: Al√©m acelerarem o metabolismo e aumentarem a temperatura corporal, as xantinas (cafe√≠na, teofilina e teobromina) presentes nestas bebidas aumentam a mobiliza√ß√£o de gorduras estocadas. ‚ÄúTomar uma x√≠cara de ch√° de 30 a 40 minutos ap√≥s almo√ßo e jantar, com cuidado especial para n√£o consumi-lo antes de dormir‚ÄĚ, aconselha a dra.

11. FRUTAS VERMELHAS: Framboesa, amora, morango, cereja, jabuticaba, mirtilo, melancia e uva roxa são poderosas aliadas no combate à gordura localizada. Consuma de uma ou duas xícaras por dia.

12. FIBRAS PREBIOTICAS: Aposte em alimentos como semente de linha√ßa, aveia, amaranto e chia. ‚ÄúEles cont√™m bact√©rias que produzem um tipo de gordura, o CLA (√°cido linol√©ico conjugado), que √© capaz de reduzir o porcentual de gordura, al√©m de equilibrar a flora intestinal‚ÄĚ, conta a dra. Karen.

13. PEIXES, PEIXES, PEIXES: ‚ÄúPeixes e frutos do mar, por serem ricos em √īmega-3, um √°cido graxo essencial, ajudam a desinflamar as c√©lulas de gordura, atuando no controle do problema‚ÄĚ, revela a nutricionista, aconselhando que sejam inclu√≠dos no card√°pio pelo menos 3 vezes por semana.

14. GORDURAS BOAS: Por acelerarem o metabolismo, o óleo de coco e óleo de gergelim são grandes aliados de quem quer secar a barriga, enquanto o azeite evita a formação de gorduras na região da cintura.

15. INCLUA ABACATE NO CARD√ĀPIO: ‚ÄúApesar da alta concentra√ß√£o de calorias, elas prov√™m da gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o pico de insulina, horm√īnio que desencadeia o armazenamento das calorias extras sob a forma de gordura localizada‚ÄĚ, revela a dra. Karen. Ingira at√© tr√™s colheres de sopa em dias alternados. ‚ÄúTr√™s vezes por semana √© o ideal‚ÄĚ, aconselha.

16. EVITE ADO√áANTES: Fuja de todos os tipos de a√ß√ļcar falsos – sacarina, aspartame, ciclamato, acessulfame. ‚ÄúO organismo n√£o distingue o a√ß√ļcar do ado√ßante e isso pode estimular a produ√ß√£o desnecess√°ria de insulina‚Äô, conta a nutricionista.

17. NADA DE BEBIDAS COM AS REFEI√á√ēES: Procure ingerir l√≠quidos apenas 30 minutos antes e ap√≥s as refei√ß√Ķes, tentando consumir de um a tr√™s lim√Ķes todos os dias. ‚ÄúEsprema a fruta sobre saladas, na √°gua, etc. Ele ajuda a regenerar e limpar o seu f√≠gado, beneficiando a queima de gordura‚ÄĚ, aconselha a Dra. Karen.
18. X√Ē, JEJUM: Se quiser secar a barriga, n√£o fique muitas horas sem comer
‚ÄúO corpo tenta reequilibrar esta falta de energia estocando a gordura com mais facilidade‚ÄĚ, alerta a dra. Quando h√° esse desequil√≠brio, a pessoa tem vontade de comer carboidrato, que √© o que mais vai estragar o resultado.

19. ALGA MARINHA PODE, SIM ‚Äď MAS FORA DO SUSHI! ‚ÄúAlgas t√™m poderes restauradores, s√£o desintoxicantes, fornecem prote√≠nas e vitaminas, al√©m de terem poder no emagrecimento‚ÄĚ, conta a dra Karen. Para consumir, basta colocar algas como a koubo ou wakami na √°gua do cozimento da comida, por exemplo, junto do arroz integral, sopas, vegetais ou na √°gua do cozimento da quinoa.

20. ADEUS, DOCES: √Č triste, mas √© fato ‚Äď aquele brigadeiro e aquela barra de chocolate afetar√£o diretamente na gordurinha abdominal.