PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Campanha de vacinação para milhares de crianças em risco – UNICEF

Mais de um milhão de criança estão sendo alvo de uma campanha de vacinação de emergência no Nepal – à medida que cresce o medo de um surto de sarampo nos acampamentos informais que surgiram desde o terremoto do dia 25 de abril.

A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde e População do Nepal, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A falta de abrigo e saneamento são fatores de enormes riscos de doenças – à medida que o número de pessoas que abandonaram seus lares continua aumentando, com muitas pessoas vivendo agora perto de suas casas danificadas.

Segundo os dados disponíveis antes do terremoto, cerca de uma em cada dez crianças no Nepal não está vacinada contra o sarampo.

“O sarampo é muito contagioso e pode ser potencialmente fatal. E tememos que a doença possa se espalhar rapidamente pelos acampamentos improvisados, muitas vezes superlotados, onde muitas crianças estão vivendo”, disse o representante do UNICEF no Nepal, Tomoo Hozumi.

“Nós estamos trabalhando há décadas para eliminar o sarampo no Nepal. A menos que ajamos agora, há um risco real de que a doença volte a emergir como uma grande ameaça para as crianças – o que também seria um retrocesso para todos os nossos esforços coletivos.”

Na primeira onda da resposta de emergência, as equipes estão imunizando as crianças menores de 5 anos que se encontram em assentamentos informais nos três distritos densamente povoados do Vale de Katmandu – Bhaktapur, Katmandu e Lalitpur. Essa campanha vai prosseguir nas próximas semanas nos 12 distritos mais duramente atingidos pelo terremoto.

“Estamos trabalhando com os nossos parceiros para tomar medidas práticas que são urgentes para colocar em circulação dezenas de milhares de vacinas, bem como os equipamentos de armazenamento a frio que são precisos para armazená-las à temperatura adequada a fim de que conservem a sua eficácia”, afirmou Tomoo Hozumi.

“Estamos fazendo todo o possível para minimizar o perigo para estas crianças que já passaram por tanta coisa.”

Cerca de 1,7 milhão de crianças continuam necessitando urgentemente de ajuda humanitária nas áreas mais atingidas pelo terremoto no Nepal.

Além de providenciar vacinas para eliminar o risco de doenças, o UNICEF está dando prioridade ao acesso a água potável e saneamento para as crianças nas áreas mais afetadas do país.