PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Designer completa seis anos de história em Trancoso

Quando visitou Trancoso pela primeira vez, há dez anos, o holandês Wilbert Das decidiu mudar de vida e traçou como objetivo criar uma casa de veraneio sustentável, que revivesse a riqueza cultural e natural do sul da Bahia. A paixão pela cidade foi tão grande que Wilbert deixou seu prestigiado posto de diretor criativo da grife italiana Diesel, cargo que ocupou por 21 anos, para se dedicar integralmente à nova empreitada.

Hoje, seu legado já soma onze casas autorais nomeadas em homenagem aos antigos habitantes: Seu Pedrinho, Gulab Mahal, Zé e Zilda, Seu Irênio, Estúdio, Quintal da Glória, Casa da Árvore, Eugênia, Seu João, Nozinho e Terraço do Céu que se transformaram no UXUA, hotel cinco estrelas reconhecido em prêmios internacionais por sua profunda ligação com a natureza, recebendo clientes célebres de diversas partes do mundo.

A ideia de usar materiais reciclados na propriedade foi amparada pelo fato de que havia ali um largo jardim abandonado por anos, com uma enorme quantidade de ricas matérias-primas, como árvores caídas e troncos esperando para serem usados por Wilbert e seu time de carpinteiros, resultando, por exemplo, em belas pias de madeira esculpida que apareceram em revistas internacionais especializadas em design.

Deste começo verde, o conceito cresceu e uma procura maior começou em busca de antigos pisos de madeira, puxadores e telhas de casas abandonadas. Combinando técnicas locais e tradicionais de construção, o UXUA criou seu estilo. O resultado é um hotel que se integra perfeitamente ao meio ambiente, celebrando a cultura dos nativos de Trancoso.