A 40ª edição do SPFW, que acontece até o dia 23 deste mês, comemora os 20 anos da maior semana de moda do hemisfério Sul e terá o retorno ao Parque do Ibirapuera – Pavilhão da Bienal, com o tema “Do Princípio ao Início”.
“Estamos falando de processos. Do princípio ao início pressupõe um ciclo. Cada edição é sempre uma nova etapa que se inicia”, explica Paulo Borges. “Ao longo destes 20 anos sempre trabalhamos com a ideia de compromisso, planejamento e longo prazo. Sempre apontando para o futuro, que é o papel inovador da moda. Nada se constrói sem essas premissas e é nesta perspectiva de tempo e perseverança que as coisas acontecem”.
“O SPFW é como uma tela em branco onde é possível cometer ousadias. Nosso papel é e continuará sendo instigar e provocar esta liberdade de criação com foco em mercado e inovação”, complementa Paulo.
O papel das semanas de moda é fomentar o desejo a partir de imagens memoráveis, transportando para a realidade mundos de sonho e fantasia. Nesta edição a arquitetura marcante de Oscar Niemeyer no prédio da Fundação Bienal estará presente na cenografia idealizada por Paulo Borges e com realização da Fresh Design. Imagens, roupas e maquetes de cenários assinadas por José Marton contam um pouco destes 20 anos em uma grande passarela de momentos emblemáticos. Outro destaque é a exposição “Fazendo Cabeça”, uma mostra do trabalho do designer e stylist Davi Ramos, com chapéus, casquetes e fascinators, que criaram imagens fortes de moda ao longos dos 20 anos.
Ao transcender o mundo da moda, o SPFW cumpre um papel articulador e provocado como plataforma transversal para diversas redes criativas, promovendo encontros e parcerias inspiradoras. Nesta edição, a Casa SPFW reúne em um único espaço o talento de artistas que dialogam com o design e a moda: o arquiteto Paulo Alves, que mistura em sua obra os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista; a ArteSol com objetos decorativos selecionados junto aos mais talentosos artesãos de todo o país e que integram a rede criada pela entidade; e o designer Maneco Quinderé que fez o projeto de iluminação e que junto com Alves desenvolveu a luminária Jabuticaba.
SPFW: REAL E VIRTUAL SEM FRONTEIRAS
Experienciar o backstage, reuniões, processo de criação, prova de roupas, costura e até a primeira fila deixa de ser algo exclusivo de quem está presente na Bienal. O SPFW será a primeira semana de moda a transpor para o ambiente virtual esta vivência. Uma parceria pioneira entre o Facebook, O2 Filmes e SPFW trará para a rede social uma série de conteúdos imersivos inéditos, a partir de tecnologia 360º, que permite ao usuário olhar ao redor e viver a experiência como se estivesse no local.