PUBLICIDADE

- INVIS√ćVEL

Dzhokhar Tsarnaev é considerado culpado por ataque em Boston

Os 12 jurados do julgamento sobre o¬†atentado¬†de Boston, no noroeste dos Estados Unidos, consideraram¬†Dzhokhar Tsarnaev, 21 anos, culpado das 30 acusa√ß√Ķes relacionadas √† execu√ß√£o dos atentados √† maratona de Boston, em 15 de abril de 2013.

V√°rios sobreviventes do atentado estavam presentes na corte no momento do veredicto, definido ap√≥s 12 horas de delibera√ß√Ķes.¬†Mais de 90 testemunhas¬†foram ouvidas desde o in√≠cio do julgamento, em 4 de mar√ßo.

Durante a deliberação, os advogados de Dzhokhar Tsarnaev admitiram a participação do cliente no ataque, mas afirmaram que o seu irmão mais velho, Tamerlan, morto pela polícia horas após a explosão na linha de chegada, era o mentor do plano que matou três pessoas e deixou mais de 260 feridas. Teria ele confeccionado a bomba usada no ataque e convencido o irmão a participar do atentado, e por isso seria o culpado.

O assistente da promotoria¬†William Weinreb disse, por outro lado, que culpar o irm√£o mais velho era uma tentativa de “desviar a responsabilidade pelo que Dzhokhar¬†fez”.

A acusa√ß√£o ainda descreveu o r√©u como “sanguin√°rio” e um terrorista “frio e calculista”.