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- INVIS√ćVEL

Exerc√≠cios f√≠sicos ‚Äď Para conquistar a Pedrita

Quer seguir o que há de mais atual em exercício, dieta e cuidados pessoais? Simples: adote o estilo de vida da Idade da Pedra

Em pleno s√©culo XXI e no auge do desenvolvimento tecnol√≥gico, cientistas e estudiosos de esporte e nutri√ß√£o dizem que o melhor que temos a fazer para ficar em forma f√≠sica √© treinar e comer como os caras que habitaram a terra h√° quase 2 milh√Ķes de anos.

Na atividade f√≠sica, a ideia √© se pendurar em √°rvores ou rolar tocos de madeira; para quem corre, a sugest√£o √© aposentar o t√™nis ultratecnol√≥gico que custou uma grana preta e encarar a pista de p√©s no ch√£o. Quer emagrecer? √Č s√≥ esvaziar sua geladeira de tudo o que vem em caixa. Entenda melhor como funciona esselifestyle paleol√≠tico e saiba por que tanta gente est√° optando por esse retorno ao passado.

‚Äď TREINO NEANDERTAL ‚Äď

Na Pr√©-Hist√≥ria, o sucesso do homem em trazer o jantar para casa dependia de habilidades como agilidade, for√ßa, velocidade, coordena√ß√£o e equil√≠brio. Essas qualidades s√£o justamente o que atrai hoje a turma cansada da maromba e que abandona a academia para se pendurar em √°rvores e pular tocos no chamado¬†paleo training. Eles privilegiam exerc√≠cios inspirados nos mesmos padr√Ķes de aptid√Ķes f√≠sicas dos nossos antepassados, como arremessar objetos, escalar coisas, saltar e girar o corpo. O que, no fundo, √© mais ou menos como o hoje famoso treinamento funcional. ‚ÄúSimulando situa√ß√Ķes reais, os exerc√≠cios cobram a a√ß√£o do corpo do jeito que ele se comportaria naturalmente‚ÄĚ, explica o preparador f√≠sico Luciano D‚ÄôElia, criador do m√©todo de treinamento funcional Core 360¬ļ e um dos pioneiros dessa modalidade no Brasil.

‚Äď A MESA DO PRIMATA ‚Äď

Parece bizarro, mas a dieta mais pesquisada na internet em pleno s√©culo 21 reproduz o card√°pio da Idade da Pedra Lascada. Um programa alimentar baseado na comida do homem de Neandertal liderou as buscas por dietas no Google no ano passado (segundo a¬†Zeitgeist,¬†lista dos assuntos mais procurados). Com milh√Ķes de seguidores, a dieta paleol√≠tica (ou paleo diet) promete diminuir seu peso e afastar o risco de uma s√©rie de doen√ßas, como c√Ęncer, diabetes, cardiopatias, obesidade, acne, miopia e at√© hemorroidas.

O segredo do regime formulado por Loren Cordain, m√©dico e professor da Universidade do Colorado, nos EUA, √© n√£o ser complicado. Entra na dieta basicamente o que se comia na √©poca em que o homem era n√īmade e ainda n√£o plantava nem criava animais. O prato principal √© a carne e tamb√©m entram peixes e frutos do mar, ovos, frutas, legumes, sementes, nozes e √≥leos vegetais ‚Äď prote√≠nas s√£o respons√°veis por 20% a 35% das calorias di√°rias (contra 15% geralmente recomendado por nutricionistas). Ficam de fora leite e derivados, cereais, leguminosas como lentilha, soja e feij√£o, batata, amendoim, a√ß√ļcar refinado, doces e comidas de pacote. ‚ÄúUma teoria bem aceita nos meios cient√≠ficos sustenta que a carne, por ter gordura, prote√≠na e ferro facilmente metabolizados, contribuiu para o aumento de tamanho do nosso c√©rebro‚ÄĚ, diz a arque√≥loga Claudia Plens, professora de Arqueologia da Dieta e da Alimenta√ß√£o da Universidade Federal de S√£o Paulo (Unifesp).

Loren Cordain alardeia sua dieta como ‚Äúa mais saud√°vel do mundo‚ÄĚ,¬†mas segundo os especialistas ela sozinha n√£o √© capaz de blindar o corpo das doen√ßas. ‚ÄúFalta de atividade f√≠sica, estresse e outros maus h√°bitos ligados ao estilo de vida tamb√©m contribuem para problemas card√≠acos, obesidade e diabetes‚ÄĚ, afirma a nutricionista F√ļlvia Gomes Hazarabedian, da consultoria Bio Nutri, da rede de academias Bio Ritmo. Vendo por um prisma positivo, o lado bom de adotar a dieta paleol√≠tica hoje √© que voc√™ n√£o vai precisar sair para ca√ßar o seu almo√ßo.

Abaixo, os alimentos recomendados, na coluna da esquerda e os n√£o recomendados na direita.

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