PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

NEOMAMA: exemplo de esperança e cidadania

Essa matéria pode ser encontrada na primeira edição da Revista Mais Santos. Confira a publicação completa!

Julia Carrilo

Gilze Maria teve câncer de mama em 1999, com a doença ganhou toda ajuda dos seus médicos e da sua família. Em suas noites de insônia por conta da quimioterapia, procurava dicas, notícias e informações sobre o câncer de mama e só encontrou, em sua maioria, estatísticas de quanto tempo de vida iria ter.

Assim começou a escrever sobre o assunto e criou o www.cancerdemama.com.br, que se tornou o site mais procurado do mundo em língua portuguesa visando proporcionar às famílias e a paciente maior estruturação para o enfrentamento da doença.

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

Além de cuidar do site com toda repercussão que teve, ela criou o Instituto NEOMAMA de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama que é uma Entidade sem fins lucrativos. Começou em uma casa pequena com voluntários e parceria e hoje está com diversos serviços.

Atualmente, o instituto é extremamente conhecido, pois traz diversos serviços para muitas mulheres como: academia, salão de beleza, hidromassagem e outras atividades para fazer durante o dia além dos bancos de próteses, bancos de perucas, lenços e chapéus. Foram cadastradas e ajudadas até hoje, mais de 3.000 mulheres.

Gilze também trouxe o Outubro Rosa para o Brasil e para Santos. “Na época,vi um site com os monumentos com luzes de rosa que já acontecia no mundo todo, pensei em trazer essa ação para o Brasil, ao discutir essa ação em um curso que fazia sobre o câncer de mama, começou uma série de testes, e no final de Maio, iluminaram a Fortaleza da Barra (aqui em Santos), desde então, começou essa data tão especial’, conta.

Ela ainda demonstra o valor que a mulher tem na vida profissional e pessoal e aproveita para deixar uma grande mensagem para todas as mulheres santistas. “Ser mulher é incrível, nós temos o dom através de nossa mama de seduzir, nos embelezar, alimentar outro ser com o leite, ser mulher é ser o frescor de um ambiente, ser mulher é ser um fator infinito, nós não devemos perder nossa essência, somos a diferença”.

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)

Tecnologia

Uma das novidades deste ano é uma parceria formada entre o Instituto Neo Mama e a 4.2 Produtora, que desenvolveu um aplicativo totalmente gratuito para o sistema Android. O usuário seleciona uma foto do seu álbum ou tira uma selfie, escolhe uma palavra de sentimento positivo, adiciona o laço rosa, marca do Outubro Rosa, e compartilha a foto com os seus amigos. O app explica como fazer o autoexame das mamas, que embora não seja um método eficaz de prevenção, é importante para conhecer a anatomia das mamas.