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NOVO METODO: GORDURA CORPORAL ABAIXO DE 15%

Embora muitas mulheres sejam obcecadas com os ponteiros da balança, o que elas esperam como resultado de um exercício físico, realmente, é reduzir a gordura do corpo. A balança, nesse caso, pode enganar. “Você não sabe quanto daqueles quilos é músculo, quanto é gordura – e massa magra pesa mais”, diz Jinger Gottschall, professor associado de Cinesiologia da Penn State University, nos Estados Unidos. Aqui entra o S10 Training, novo método de exercícios físicos que tem ganhado mais e mais adeptos. O nome é uma referência ao termo sub-10: o objetivo não é a balança, mas reduzir a gordura corporal para abaixo de 10% (esse, em geral, é o número recomendado para homens; as mulheres são encorajadas a atingir 15%, em média).

Muitos veem esses números como algo extremo.“Uma mulher super em forma teria entre 19 e 22”, diz Gottschall. Stephen Cheuk, personal trainer e cérebro por trás do estúdio de exercícios S10, em TriBeCa, discorda:“Do ponto de vista estético – que, sejamos honestos, é o motivo de a maioria das pessoas frequentar uma academia –, 10% em homens e 15% em mulheres é quando você começa a ver muita definição. Nosso nicho de mercado é a transformação corporal”.

Quando Hallie Harris, de 30 anos, uma executiva de Nova York, começou a treinar com Cheuk, ela pesava 55 quilos e tinha 19% de gordura corporal. Após meses de uma hora de exercícios, de duas a três vezes por semana, ela pesa agora 50 quilos e tem 13% de gordura no corpo. Sua composição corporal é parecida com a de uma atleta em forma fantástica.