PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

O célebre Balé do Teatro Bolshoi volta ao Brasil com os espetáculos Giselle e Spartacus

A Dell’Arte e o Grupo Bradesco Seguros trazem da Rússia para o Brasil, em junho, o aclamado Balé do Teatro Bolshoi, que, em sua aguardada volta ao país, apresenta dois dos mais famosos balés do repertório clássico de todos os tempos, os espetáculos Giselle e Spartacus. Uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, o Teatro Bolshoi é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. Essa será a primeira vez que a companhia se apresenta no país em 16 anos – sua última passagem pelo Brasil aconteceu em 1999.

O grande balé russo abre a Temporada de Dança Dell’Arte 2015 em doze apresentações divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo, de 17 a 28 de junho. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os dias 18 de junho (Spartacus) e 21 de junho (Giselle) serão dedicados aos assinantes. Além das apresentações pela série, a companhia fará mais quatro espetáculos no Rio, também no Theatro Municipal: dias 17 e 19 de junho, ambas com o balé Spartacus; nos dias 20 e 21 de junho, será apresentado o balé Giselle. Em São Paulo, o Balé do Teatro Bolshoi estará no Teatro Bradesco, nos dias 24, 25 e 26 de junho, com o espetáculo Spartacus, e nos dias 27 e 28 (duas sessões no mesmo dia) será apresentado o balé Giselle. Todos os espetáculos contarão com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Spartacus apresenta a saga de um amor em meio a uma luta por justiça e dignidade. Spartacus e sua esposa Phrygia se tornam escravos do cônsul Crassus após a conquista de seu território por Roma, onde ele se torna gladiador, enquanto sua companheira se torna uma concubina. Após ser obrigado a matar um de seus amigos, em uma apresentação para a diversão dos romanos, Spartacus se rebela e lidera uma fuga de todos os gladiadores e outros escravos. A saga, representada desde 1968, é composta por 3 atos e sofreu algumas adaptações históricas para a encenação.

Giselle conta a história do amor de uma camponesa por um nobre disfarçado de aldeão. Ao descobrir a verdadeira identidade de seu amado, ela morre de decepção e sua alma passa a fazer parte das Wilis (grupo de almas de garotas que morrem às vésperas do casamento). Apesar de morta, Giselle volta a manifestar seu amor quando o nobre visita seu túmulo a noite. Ele é subitamente atacado pelas Wilis, que o obrigam a dançar até a morte, quando é salvo pela camponesa.

A Temporada de Dança Dell’Arte 2015 faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições e grandes musicais.