Dentre os transtornos alimentares, os mais conhecidos são anorexia, bulimia e alimentação compulsiva.
A anorexia é um transtorno emocional que consiste na perda de peso muito rápida, onde a pessoa fica com o peso abaixo do valor mÃnimo normal. Algumas caracterÃsticas da doença são: distorção da auto-imagem, dietas severas, prática excessiva de exercÃcio fÃsico, sensação de culpa após a ingestão de alimentos e até parar de comer.
A bulimia é um transtorno mental que se caracteriza pela ingestão excessiva de alimentos em curtos intervalos, preocupação exagerada sobre o controle do peso que, e por conta disso a pessoa provocar vômitos ou faz uso excessivo de medicamentos como laxantes, diuréticos, e entre outros.
A alimentação compulsiva é um dos transtornos emocional que apresenta episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos e, assim tendo um grande ganho de peso em curto espaço de tempo.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NIMH, na sigla em inglês) 70 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar. Em estudos o Ãndice é de 18% e 20% as mortes provocadas por esses transtornos. E o Centro Nacional de Informações sobre Transtornos Alimentares do Canadá (Nedic, na sigla em inglês), diz que a incidência mundial de mortes relacionadas à anorexia em mulheres entre 15 e 24 anos é 12 vezes maior que qualquer outra causa nessa faixa etária.
As chances de cura são maiores quando o transtorno é diagnosticado precocemente. Precisa de um plano de tratamentos que geralmente envolve nutricionista, psicólogo e psiquiatra, para dar apoio emocional constante, enquanto o paciente começa a entender a doença de uma forma que o ensine a modificar pensamentos e comportamentos.