PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Os 7 segredos para cuidar dos cabelos no verão

Calor, sol, mar e piscina são palavras que sempre vão acompanhar a estação mais quente do ano. Afinal, é neste período que temos mais tempo de ir à praia para nos divertirmos com os amigos ou a família. No entanto, estas palavras também costumam ser inimigas dos cabelos, que sofrem bastante com o cloro, o suor e a água salgada. Julia Doorman, maior conhecedora de cabelos do Youtube no Brasil, com 140 mil inscritos no seu canal – www.youtube.com/juliadoorman – ensina sete truques essenciais para impedir o ressecamento e a descoloração.

O primeiro passo, segundo Julia, é utilizar cremes leave-in com filtro solar nos momentos de praia ou piscina. “Ele protege o couro cabeludo dos raios do sol e também forma uma película de proteção contra a água do mar ou da piscina”, ensina a jovem, que também destaca que fazer um coque ajuda a minimizar os danos, e ainda lembra da importância dos lenços e chapéus para proteger do sol. “Além disso, eles dão um charme no look de praia”.

Após se divertir no clube ou nas águas do mar, a sugestão de Julia é lavar os cabelos com shampoo antirresíduo, importante para remover o excesso de oleosidade, sujeira, e de produtos que ficam acumulados. A youtuber também destaca que os cabelos cacheados podem receber cremes específicos, que costumam ser mais concentrados e hidratam mais que alguns leave-in. “Muitos deles possuem protetor solar e servem também para quem tem os fios mais ressecados”, explica.

Cuidados com o chapéu e a mudança de cores

Enquanto os bonés, lenços e chapéus são bem-vindos na maioria do tempo, o uso em excesso pode causar alguns problemas. “Eles podem favorecer a oleosidade, caspa, e até mesmo a queda dos fios, mas apenas quando a pessoa fica muito tempo com a cabeça coberta e já possui tendência de perder os cabelos”, ensina.

Quando se trata da cor dos cabelos, o sofrimento é maior para quem tem os fios mais claros. “Para as loiras naturais ou com cabelos descoloridos, o melhor é fazer uma matização depois que voltar da praia”, explica Julia, que diz que o processo para recuperar a cor depende de cada caso. “Se o cabelo ficou amarelado ou dourado, é preciso usar um shampoo ou máscara de cor roxa ou violeta, pois esse é o tom que neutraliza o amarelo”, ensina. No entanto, há casos em que os cabelos ficam alaranjados ou acobreados, que exigem shampoo ou máscara de cor azul, responsável por neutralizar a mudança. “Se os fios ficarem esverdeados, sugiro usar um shampoo antirresíduo e, em seguida, fazer uma hidratação com leite, que ajuda a remover a cor verde dos fios”, destaca Julia.

A jovem, que se tornou referência nas redes sociais para assuntos sobre cabelos, também destaca a importância de controlar a oleosidade excessiva, especialmente porque no verão o suor torna mais difícil cuidar do couro cabeludo. “Além de lavar os cabelos logo após os exercícios físicos, fazer um peeling capilar a cada 15 dias pode ajudar bastante a controlar a oleosidade excessiva”, explica Júlia, que lembra que já existem produtos para essa finalidade. Com essas dicas, o verão fica ainda mais divertido. “É muito melhor poder curtir esse período sem preocupações”.