PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

PORTO DE SÃO SEBASTIÃO É O PRIMEIRO DO PAÍS A RECEBER A ISO 14001

O porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, recebeu a certificação da norma ISO 14001, reconhecida internacionalmente e que atesta a qualificação em gestão ambiental. É o primeiro porto público do país, entre os 37 em operação, a ter essa certificação.
A adesão e certificação a ISO 14001 é voluntária e comprova o desempenho da gestão ambiental da empresa, por meio do controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas, desde o consumo de recursos naturais (água, energia e papel) até os efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Também são considerados o controle, prevenção, mitigação, monitoramento e contingência da poluição ambiental.
Além disso, faz parte do escopo da certificação todas as atividades exercidas pela Companhia Docas, incluindo a exploração do Porto Organizado, gestão da infraestrutura, fiscalização das operações, programas de capacitação ambiental para os funcionários e a melhoria continua do Sistema de Gestão Ambiental.
“A ISO 14001 traz ganhos importantes para o porto, pois atrai as empresas que têm uma preocupação socioambiental e demonstra para a sociedade, colaboradores, parceiros e clientes que o porto tem compromisso com o meio ambiente. Afinal, é o único do país a ter essa certificação”, enfatiza Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Companhia Docas de São Sebastião.
A conquista da certificação é fruto de constantes investimentos da Companhia Docas.  No total, foram destinados mais de R$ 25 milhões de investimentos na área ambiental nos últimos quatro anos, contemplando 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos e capacitações, entre outros. Também foi implantado, em 2013, o Ceate – Centro de Atendimento do Porto de São Sebastião, que opera 24 h/dia e conta com equipes capacitadas para atender emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar.