Tido como uma peça chave para melhorar o desenvolvimento do recém nascido, fortalecer o vínculo entre a família e o bebê e, principalmente, contribuir para o acolhimento e evolução dos que nascem com baixo peso, o Método Cangurú tem uma semana especial em Praia Grande. De 16 a 20 de outubro, das 15 às 17 horas, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) estará no Litoral Shopping distribuindo panfletos e laços alusivos à Semana, além de passar informações aos interessados. O símbolo da campanha, um enorme Cangurú, fará a alegria das crianças.
Já no sábado, dia 21, das 14 às 20 horas, além da distribuição de folhetos, o evento contará com muitas brincadeiras, pintura facial, escultura de balões e, às 17 horas, haverá uma linda apresentação de coral.
Com base nestes princípios, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou capacitação sobre o Método Canguru. O evento, no auditório da Secretaria de Educação (Seduc), contou com a participação de 350 agentes comunitários de saúde (ACS).
Ao invés de ter à disposição apenas o contato e cuidados da equipe médica, o Método Canguru propicia processo de acolhimento do bebê prematuro que passa a contar com uma peça chave para seu desenvolvimento, que é a participação familiar. Contato pele com pele, estímulo do aleitamento materno e controle do próprio ambiente – quanto à luz, ruídos e odores – estão entre os pilares da ação. Durante o maior tempo possível, o bebê deve ficar em posição vertical contra o peito da mãe (ou qualquer outro familiar).
Método Cangurú- O Método é dividido em três etapas e se inicia a partir do momento em que o bebê é internado na UTI neonatal. Após este processo, ocorre o incentivo do contato entre os pais e o recém-nascido. Neste momento, a participação familiar é imprescindível para a evolução do bebê.
A terceira etapa é a domiciliar. Conforme a melhora, ele recebe alta e, até que atinja os 2,5 kg, é acompanhado por uma equipe da maternidade de origem e da atenção básica de saúde.
Dados – De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em todo o mundo, nascem anualmente 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso. Destes, um terço morre antes de completar um ano de vida. O Método Canguru faz parte das iniciativas criadas pelo MS para reduzir a mortalidade infantil, principalmente os prematuros.