PUBLICIDADE

- INVIS√ćVEL

Primeira negra a ganhar o Miss America e a √ļnica a renunciar

32 anos após ser obrigada a renunciar, Vanessa Williams recebe pedido de desculpas da organização do concurso.
32 anos após ser obrigada a renunciar, Vanessa Williams recebe pedido de desculpas da organização do concurso

 vanessa-williams-miss-america

A atriz Vanessa Williams, das séries Desperate Housewives e Ugly Betty,  foi a primeira negra a vencer o concurso de Miss America, levando a coroa em 1983. Mas o reinado não durou muito e, cerca de um ano depois, ela foi levada a renunciar. O motivo foram fotos suas nuas de uma sessão que havia posado anos antes de entrar no concurso de Miss. As fotos, que na época que foram tiradas não foram publicadas, foram estampadas na revista americana Penthouse em 1984.

Anos antes da dissemina√ß√£o do slut-shaming como conhecemos hoje, a publica√ß√£o sem consentimento¬†das fotos de uma mulher nua j√° causava estragos. A organiza√ß√£o do Miss America, depois de uma vota√ß√£o unanime, pediu a coroa de volta. Vanessa Williams foi a √ļnica vencedora na hist√≥ria do concurso que foi obrigada a renunciar.

No √ļltimo dia 13, mais de 30 anos ap√≥s o caso, a atriz foi chamada para compor a mesa de jurados da competi√ß√£o e recebeu no palco um pedido de desculpas do atual presidente, Sam Haske, pela decis√£o da organiza√ß√£o da √©poca:

”Eu quero pedir desculpas por tudo o que foi dito que possa ter feito voc√™ se sentir menos a Miss Am√©rica que voc√™ √©, e a Miss Am√©rica que voc√™ sempre ser√°.”

Na √©poca que venceu o concurso, Vanessa tinha 20 anos e foi v√≠tima, segundo a rede de televis√£o americana PBS, de diversas amea√ßas por telefone, culminando com a publica√ß√£o de suas fotos e o pedido de renuncia. A hist√≥ria gerou pol√™mica, levantando o racismo da organiza√ß√£o e Vanessa se tornou um s√≠mbolo para tantas mulheres negras que passavam, e ainda passam, por humilha√ß√Ķes, slut shamming¬†e racismo.

A atriz aceitou o pedido de desculpas da organização:

Tão inesperado e tão bonito. Eu fiz o melhor que pude no meu reinado como Miss América entre 1983 e 84.

vanessa-williams-pedido-de-desculpas

Vanessa tem hoje 52 anos, 11 indicaçãos ao Grammy por sua carreira como cantora e 3 ao Emmy por sua atuação no seriado Ugly Betty.