PUBLICIDADE

- INVIS√ćVEL

Projeto da segunda fase da Avenida Perimetral em Guaruj√° poder√° sair do papel

A Autoridade Portu√°ria de Santos (APS) recebeu 15 propostas para elabora√ß√£o do projeto b√°sico para as obras de implanta√ß√£o da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos (em Guaruj√°). A contrata√ß√£o se dar√° por um prazo de 21 meses, nos termos e condi√ß√Ķes estabelecidas no Edital da Licita√ß√£o n¬į 27/2024.

A primeira colocada no certame será convocada para apresentar proposta comercial atualizada e documentos de habilitação, em fases distintas e sucessivas, os quais serão analisados quanto ao atendimento dos requisitos solicitados no Termo de Referência e Edital. No caso de desclassificação, os mesmos procedimentos serão adotados com as próximas colocadas, seguindo a ordem de classificação, até que seja declarado um vencedor.

O presidente da APS, Anderson Pomini, explica que ‚Äúem 2023 foi aprovada pela Diretoria da Companhia a revis√£o do tra√ßado conceitual para redu√ß√£o de desapropria√ß√Ķes e atualiza√ß√£o do projeto, considerando mudan√ßas de cen√°rio na regi√£o, desde a concep√ß√£o do projeto, assim como o atendimento a solicita√ß√Ķes da Prefeitura de Guaruj√°, em fun√ß√£o da atualiza√ß√£o do Plano Diretor do Munic√≠pio‚ÄĚ.

O projeto consiste na complementa√ß√£o do Sistema Vi√°rio Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, promovendo a segrega√ß√£o e a racionaliza√ß√£o do tr√°fego de ve√≠culos pesados, provenientes, principalmente, das atividades portu√°rias. Al√©m da adequa√ß√£o do tra√ßado das Avenidas Santos Dumont e Perimetral, prev√™ adequa√ß√£o de de passeios e ciclovias, implanta√ß√£o de dispositivos de conex√£o vi√°ria e adequa√ß√Ķes hidr√°ulicas, el√©tricas, bem como sinaliza√ß√£o rodovi√°ria.

O projeto conceitual prevê, aproximadamente, 7.000 m de extensão entre novas vias e renovação de vias existentes e 2.000 m de novos viadutos.

Est√° prevista a constru√ß√£o de viaduto de transposi√ß√£o √† Rodovia C√īnego Dom√™nico Rangoni (SP 55) que interligar√° os terminais portu√°rios √† SP 55 (sentido S√£o Paulo), eliminando o tr√°fego pesado das vias urbanas de Vicente de Carvalho. Tamb√©m contempla a execu√ß√£o de um viaduto na Avenida Santos Dumont, sobrepondo-se √† Avenida Perimetral e outro para acesso ao S√≠tio Concei√ß√£ozinha.