PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Projeto da segunda fase da Avenida Perimetral em Guarujá poderá sair do papel

A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu 15 propostas para elaboração do projeto básico para as obras de implantação da segunda fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos (em Guarujá). A contratação se dará por um prazo de 21 meses, nos termos e condições estabelecidas no Edital da Licitação n° 27/2024.

A primeira colocada no certame será convocada para apresentar proposta comercial atualizada e documentos de habilitação, em fases distintas e sucessivas, os quais serão analisados quanto ao atendimento dos requisitos solicitados no Termo de Referência e Edital. No caso de desclassificação, os mesmos procedimentos serão adotados com as próximas colocadas, seguindo a ordem de classificação, até que seja declarado um vencedor.

O presidente da APS, Anderson Pomini, explica que “em 2023 foi aprovada pela Diretoria da Companhia a revisão do traçado conceitual para redução de desapropriações e atualização do projeto, considerando mudanças de cenário na região, desde a concepção do projeto, assim como o atendimento a solicitações da Prefeitura de Guarujá, em função da atualização do Plano Diretor do Município”.

O projeto consiste na complementação do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, promovendo a segregação e a racionalização do tráfego de veículos pesados, provenientes, principalmente, das atividades portuárias. Além da adequação do traçado das Avenidas Santos Dumont e Perimetral, prevê adequação de de passeios e ciclovias, implantação de dispositivos de conexão viária e adequações hidráulicas, elétricas, bem como sinalização rodoviária.

O projeto conceitual prevê, aproximadamente, 7.000 m de extensão entre novas vias e renovação de vias existentes e 2.000 m de novos viadutos.

Está prevista a construção de viaduto de transposição à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP 55) que interligará os terminais portuários à SP 55 (sentido São Paulo), eliminando o tráfego pesado das vias urbanas de Vicente de Carvalho. Também contempla a execução de um viaduto na Avenida Santos Dumont, sobrepondo-se à Avenida Perimetral e outro para acesso ao Sítio Conceiçãozinha.