PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Reforma da Ponte Pênsil é concluída após receber investimento de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado

Após dez meses de obras e muitos transtornos no trânsito, chegou ao fim a reforma na Ponte Pênsil em São Vicente, Os trabalhos começaram em outubro de 2022, após vários pedidos do prefeito Kayo Amado ao Governo do Estado, apontando a necessidade de obras urgentes de recuperação do piso e dos gradis.

A última reforma havia ocorrido há sete anos. Agora, o patrimônio histórico centenário está novamente restaurado, com substituição total do guarda-corpo e das pranchas de madeira e manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo seus cabos de sustentação.

Os trabalhos ficaram sob responsabilidade da empresa Concrejato, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e tiveram investimento de R$ 5,2 milhões.

Todo o planejamento da reforma foi elaborado pensando em minimizar os impactos ao tráfego de veículos. Dessa maneira, os trabalhos mais complexos, alguns exigindo a interrupção do tráfego, foram executados durante o período noturno e madrugada, quando o fluxo de veículos é muito menor.

“A Ponte Pênsil, além de ter um valor histórico, cultural e turístico para a nossa Cidade, é passagem de milhares de pessoas diariamente. Agradeço ao Governo do Estado por atender aos meus pedidos em 2022 para que a estrutura passasse por essa reforma. Mas continuaremos fiscalizando, porque essa ponte tão importante precisa de manutenções mais frequentes, para que esteja sempre em ótimas condições para os usuários”, disse o prefeito Kayo Amado.

História – A Ponte Pênsil foi registrada como patrimônio histórico do Estado de São Paulo em 30 de abril de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

A ponte foi proposta em 1910 pela Comissão de Saneamento de Santos, liderada por Francisco Saturnino de Brito, para dar suporte a um duto de esgoto de Santos e São Vicente até o Oceano Atlântico, sendo inaugurada em maio de 1914 pelo ex-prefeito Washington Luís.