PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Você sabe quais os cuidados que deve ter com a prata?

Para as viajantes, a Torre Eiffel; as românticas escolhem um casal se beijando; quem ama a natureza prefere flores e folhas e as divertidas usam tudo junto. Não há regras para escolher entre inúmeros modelos de pingentes – também conhecidos como berloques – que acompanham uma pulseira de prata e incrementam o look com charme.

Item está na moda desde (Foto: Divulgação)

Item está na moda desde (Foto: Divulgação)

Em alta desde o ano passado, a mania não têm data para acabar. Com a popularidade do acessório, o mercado nacional passou a oferecer diversas opções de pingentes e pulseiras de prata legítima.

De acordo com Marcio Tamai, especialista em joias da Lojas Rubi, os acessórios em prata tem duração similar ao ouro – mas o metal é mais suscetível a oxidação, por isso alguns cuidados devem ser tomados. “Muitos seguem dicas caseiras sobre como limpar a prata e acabam oxidando o metal, fazendo com que fique mais escuro ou descasque”, explica o especialista.

Veja as dicas certeiras para cuidar das joias de prata:

Guarde-as de forma correta

A principal forma de manter a prata é guardá-las bem. O ideal é que estejam em caixas de joias ou em sacos plásticos bem fechados para evitar a entrada de ar. Isso ajuda a conversão do brilho e evita o escurecimento do metal.

Não durma com elas

O ideal é retirar a joia antes de dormir, isso porque a pulseira ou os pingentes podem enroscar em lençóis, cabelo ou outros objetos e quebrar.

Cuidado com a maquiagem

Evite dormir com a prataria (Foto: Reprodução)

Evite dormir com a prataria (Foto: Reprodução)

Maquiagem, tintura de cabelo e esmalte podem prejudicar as joias e acabar com o seu brilho. Retire a pulseira para usar esses produtos.

Métodos caseiros

Pasta de dente, banho-maria e bicarbonato são os produtos caseiros mais “populares” para limpar a prata. Mas a verdade é que eles podem interferir no brilho do metal e afetar sua durabilidade. O ideal é usar água e sabão para tirar as impurezas que também podem interferir na beleza da joia.

Saiba do que é feita a sua prata

Existem dois tipos de joias de prata. As brilhantes – com uma camada de verniz, devem ser lustradas com uma flanela macia e seca, sem usar nenhum produto abrasivo. Para a prata fosca é possível usar polidores como Silvo ou Brasso, mas se você não tiver experiência com esses produtos, é melhor levar à uma loja que faça a limpeza.