A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A empresa responsável pela construção será a TAV Brasil e terá o direito de explorar o trem-bala por 99 anos .
Foto: Zhang Jingang/VCG/Getty Images
Por Vinícius Farias
Foi autorizada nesta quarta-feira (22), pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a construção de um trem – bala que liga as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, capitais de seus estados.
Prometido para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o trem-bala, finalmente está com uma previsão de sair do papel. A empresa responsável pela construção será a TAV Brasil (Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade). A empresa terá o direito de explorar o trem-bala por 99 anos . A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Confira o documento no link.
A empresa prevê que a construção deve começar em 2026 e as operações devem iniciar em 2032. A estimativa é que a viagem será feita em 85 minutos. Serão quatro estações, distantes dos centros das cidades, para reduzir custos.
A modalidade do contrato será a autorização, pela qual o governo permite que uma firma atue no setor ferroviário sem necessidade de passar por licitação. Também há autonomia para definir tarifas. Esse modelo passou a ser permitido no setor após aprovação do marco legal no final de 2021. A lei facilita a entrada de agentes privados no mercado ferroviário.
Ainda não há detalhes sobre como a empresa pretende viabilizar o projeto, que era uma das grandes metas dos governos do PT para ficar pronto antes dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Apesar disso, os governos da época tiveram problemas com o lançamento do edital de licitação, que foi adiado ao menos quatro vezes, o que frustrou o leilão lançado pelo Executivo para contratar alguma entidade privada para viabilizar o projeto.