PUBLICIDADE

- INVIS√ćVEL -

Dieta pode reduzir resist√™ncia do c√Ęncer de mama √† quimioterapia

Aminoácido encontrado em alimentos como carne bovina, feijão e laticínios pode ajudar no tratamento de mulheres

A resist√™ncia do c√Ęncer de mama √† quimioterapia √© a principal causa de morte em mulheres com o tipo receptor de estrog√™nio da doen√ßa, sua forma mais comum. Por√©m, pesquisadores identificaram recentemente que existe um elemento comum na alimenta√ß√£o de pacientes que pode contribuir para a resist√™ncia ao tratamento. Essa descoberta foi tema de um artigo no¬†The Havard Gazette¬†.

O elemento comum identificado trata-se do amino√°cido leucina, encontrado em alimentos como carne bovina, carne de porco, frango, peixe, latic√≠nios e feij√£o. Uma interven√ß√£o simples na alimenta√ß√£o j√° seria capaz de reduzir a resist√™ncia do¬†c√Ęncer de mama¬†√† quimioterapia.

O estudo também levanta a possibilidade de que uma droga possa ser desenvolvida para espelhar os efeitos dessa restrição alimentar, bloqueando a capacidade das células de absorver a leucina.

Experiências com ratos

Segundo o professor da Harvard Medical School, Senthil Muthuswamy, os cientistas do projeto já começaram experimentos com ratos. O objetivo é confirmar se as mudanças na dieta podem fazer a diferença no desenvolvimento da doença. Eles também estão avaliando se uma droga experimental pode bloquear a capacidade das células tumorais de tomar leucina.

‚ÄúMuitas mulheres est√£o morrendo por causa dessa condi√ß√£o‚ÄĚ, disse Muthuswamy. ‚ÄúEnt√£o, se conseguirmos algum impacto sobre isso, seria muito relevante. Seja atrav√©s de uma droga ou manipula√ß√Ķes diet√©ticas simples combinadas com algum outro¬†tratamento”, concluiu.