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- INVIS√ćVEL -

Psicanalista ensina como se concentrar para as metas do final de ano

Se o foco já está nas férias, mas ainda há muito o que fazer antes do ano acabar de vez, a boa notícia é que é possível ampliar a habilidade cerebral de unir todos os centros da concentração em uma mesma atividade.

Isso aumenta a produtividade e a assertividade para bater as metas antes do ano acabar e ainda economiza a energia mental essencial para o descanso das férias que estão por vir

A mente √© naturalmente programada para se distrair, isso porque o ser humano n√£o √© programado para estabelecer a concentra√ß√£o e receber os benef√≠cios que esse ato pode proporcionar durante a execu√ß√£o de todas as tarefas do dia a dia – uma fa√ßanha necess√°ria para a boa sa√ļde mental e f√≠sica. Para isso, a psicanalista e especialista em Educa√ß√£o Sist√™mica Juliana Machado de SP ensina algumas t√°ticas.

A boa notícia para quem tem dificuldade em se concentrar Рem especial quando está sob pressão para encerrar o ano letivo Рé que essa habilidade pode ser desenvolvida.

Isso porque o c√©rebro √© pl√°stico e pode se adaptar, como qualquer m√ļsculo, e os neur√īnios n√£o param de serem produzidos ao longo da vida – por isso, mesmo que o ano esteja acabado ainda d√° tempo de reaprender a se conectar consigo mesmo. Para ir contra a vontade que o pensamento tem de sair do foco que muitas vezes j√° est√° l√° nas f√©rias, a concentra√ß√£o pode ser treinada atrav√©s de exerc√≠cios que ajudam a encontrar um estado mental que pode promover e otimizar a produtividade para encerrar o ano com chave de ouro.

Tentar, por pelo menos 10 minutos, n√£o pensar em nada.

“A habilidade de silenciar os pensamentos n√£o √© uma tarefa simples, mas se torna mais f√°cil com o tempo e eu garanto: todo mundo consegue”, afirma Juliana.

Desconectar-se

A dica da especialista √© desligar as notifica√ß√Ķes de redes sociais e estabelecer alguns intervalos durante o dia para responder ou interagir com o celular – esse ato √© essencial.

Estabelecer prazos para execução das tarefas
Uma das melhores maneiras de aumentar o foco √© agrupar suas distra√ß√Ķes e coloc√°-las em uma verdadeira “fila de espera”. Estabelecer hor√°rios de alta concentra√ß√£o, intercalados por uma pausa ou intervalos para diminuir o ritmo de trabalho, ajuda a terminar o tempo de trabalho e – consequentemente – a pausa. “A tend√™ncia √© se concentrar no objetivo e n√£o se distrair”, diz.

O melhor lado disso tudo √© que quando a concentra√ß√£o √© alcan√ßada na sua plenitude, o c√©rebro naturalmente consegue economizar energia e isso melhora as noites de sono. “Sabemos que o c√©rebro √© o √≥rg√£o que mais consome energia e, al√©m disso est√° continuamente funcionando, mesmo durante a noite. E √© nesse momento qie ocorre uma restaura√ß√£o do sistema nervoso central, quando os neur√īnios conseguem passar informa√ß√Ķes entre eles adequadamente. Com isso, no dia seguinte, o c√©rebro consegue armazenar mais informa√ß√Ķes e a mente fica mais atenta e concentrada – √© um ciclo que tem que ser consistente e resiste, a partir disso os benef√≠cios ser√£o infinitos”, finaliza Juliana.