Esta é a primeira visita do ministro na região. Ele esteve junto da secretária nacional de Portos, Mariana Pescatori, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e os prefeitos de Guarujá e Santos.
Por Vinícius Farias
O novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em visita à Baixada Santista, assinou termos de compromisso para a realização de obras de infraestrutura portuária no Porto de Santos, e em Guarujá, nesta quinta-feira (21). Ele esteve junto da secretária nacional de Portos, Mariana Pescatori, o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, e os prefeitos de Guarujá e Santos. Esta é a primeira visita do ministro na região.
Costa Filho assinou o cronograma do início das obras da Avenida Perimetral, em Vicente de Carvalho, e também conheceu a área onde será construído o futuro Aeroporto Civil Metropolitano, de Guarujá. A obra da Perimetral permitirá a segregação total de fluxo de veículos de carga com destino ao Porto. A nova etapa garantirá fluidez no tráfego local trazendo melhor qualidade de vida à população. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e possui um orçamento de R$ 580 milhões.
Com relação ao Aeroporto, foi republicado, na edição de quinta-feira do Diário Oficial, o edital de licitação das obras da primeira fase, que compreende pista e cercamento. A previsão é de que as obras da primeira fase começam no primeiro semestre de 2024.
Os outros termos assinados pelo ministro foram o estudo da expansão da poligonal do Porto de Santos e a firmação de compromisso da construção de quatro novos berços nas áreas dos combustíveis do bairro Alemoa, em Santos.
A visita do ministro também marcou o início das obras da primeira fase das obras do Parque Valongo, que compreende a construção de uma área turística e de lazer no espaço antes ocupado pelos armazéns 5 e 6 do cais santista. Também integram a primeira etapa o restauro e revitalização do armazém 4.
Privatização do Porto e Túnel Santos-Guarujá
Quando perguntado sobre a privatização do Porto de Santos, Costa Filho disse que pretende deixar perto das iniciativas privadas, mas a privatização do maior complexo portuário da América Latina não está em pauta.
Ele também falou sobre as obras do túnel submerso Santos-Guarujá e disse que o presidente da República, Lula da Silva (PT), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vão falar juntos sobre as obras na segunda-feira (25), em São Paulo.