Da Redação
A Prefeitura de Santos intimou, nesta terça-feira (31), a empresa de Elevadores Villarta Ltda para que providencie, em até cinco dias, o laudo técnico de segurança do elevador que caiu na noite desta segunda-feira (30), no edifício Tiffany, situado na Rua Guararapes, n° 33, no bairro Vila Belmiro. Quatro pessoas de uma mesma família morreram: Erick Donizete de Souza Góes, Jocelina de Souza Góes dos Santos, Lucineide de Souza Góes e Edilson Donizete dos Santos.
De acordo com a Administração Municipal, este tipo de intimação ocorre em casos de sinistro e determina que a empresa indique, no prazo exposto, os serviços necessários para o perfeito funcionamento do elevador sinistrado, de acordo com as normas da ABNT e Lei Complementar nº 1025, de 19 de janeiro de 2019.
A Vilarta, empresa fabricante e responsável pela manutenção dos elevadores do edifício Tiffany, tem documentação regular junto à Prefeitura, incluindo alvará de instalação e funcionamento dos equipamentos, além de ter apresentado no último dia 1° de dezembro o relatório trimestral obrigatório de regularidade, que atesta a responsabilidade técnica de manutenção preventiva realizada recentemente no referido endereço.
Mais cedo, em entrevista à TV Tribuna, o perito da Prefeitura, Márcio Gomes, verificou que a ligação entre o cabo e a cabine se desfez. O motivo, contudo, ainda é desconhecido. “É um acidente que é praticamente inédito. Não se trata de cabo rompido, mas sim da sustentação do topo da cabine. Só que não dá para entrar em detalhes técnicos, porque pode prejudicar a investigação pericial, porque houve vítimas. Em resumo, foi isso: dois estrondos, um quando o contrapeso chega primeiro, e o elevador chega depois. Foi um impacto com o solo, sem nenhum acidente parecido até hoje”.
Clube lamenta
Erick jogou nas categorias de base do Oeste de Barueri. Por conta disso, o clube, por meio de nota, lamentou o ocorrido. “O Oeste FC, através de sua diretoria, comissão técnica e funcionários, manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-atleta da base, Eric Miguel, decorrente do trágico acidente com a queda do elevador na Rua Guararapes, no bairro Vila Belmiro, Santos, na noite desta segunda-feira, 30/12”, diz o comunicado.
Despedidas
As vítimas do acidente serão sepultadas na manhã desta quarta-feira (1º). Jocelina Santos será velada a partir das 8 horas na Osan de Vicente de Carvalho, em Guarujá. O sepultamento está previsto para 9 horas, no Cemitério de Vicente de Carvalho.
Enquanto isso, o casal Lucineide de Souza Goes e Edilson Donizete, além do filho deles, Eric, serão velados e sepultados a partir das 11 horas, em Santo André.
Foto: Anderson Firmino