PUBLICIDADE

Região / Polícia

Operação Escudo volta a ser deflagrada, mas em São Vicente

A ação começou na tarde da última sexta-feira (8), após um sargento da reserva ser morto em frente à sua residência, na cidade. A medida vem uma semana após um sargento aposentado da PM ser assassinado enquanto varria a rua. 

 

Foto: Imagem Ilustrativa  

Por Vinícius Farias 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou uma nova Operação Escudo na Baixada Santista, com foco na cidade de São Vicente. A medida vem uma semana após um sargento aposentado da PM ser assassinado enquanto varria a rua. 

Em nota, a SSP informou que a ação foi “iniciada na tarde da última sexta-feira (8). Três suspeitos de participarem do crime foram identificados. As investigações prosseguem. ” 

No Twitter (X), a Polícia Militar (PM) fez uma postagem informando sobre o início da ação. “Desde sexta-feira (8) realizamos uma nova edição da Operação Escudo como pronta resposta aos ataques sofridos aos policiais militares na Baixada Santista. A ação visa a identificação dos criminosos envolvidos, bem como enfrentamento ao crime organizado de forma implacável”, fala a PM. 

Em ligação, o órgão explicou que acontecia a Operação Impacto na Baixada Santista, mas com a morte do agente, a Operação Escudo se iniciou novamente, com o foco na cidade vicentina. A ação policial só ocorre quando policiais são hostilizados. No dia 28 de julho, o soldado da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, Patrick Bastos Reis, foi morto na Comunidade da Vila Júlia, em Guarujá. A partir daí, se iniciou a primeira Operação Escudo, que terminou com 28 mortos e mais de 900 presos, na Baixada Santista. 

“Nas outras cidades da Baixada Santista segue em curso a Operação Impacto, que até o momento, resultou na prisão de 60 pessoas, sendo 22 foragidos da Justiça. As forças de segurança seguem empenhadas em combater a criminalidade na região, ” diz a SSP. 

Fim de semana violento

Tiroteio na Zona Noroeste 

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Após o ataque ao soldado Gerson Antunes Lima, de 55 anos, na sexta (8), uma equipe do 2º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) que fazia buscas pelos suspeitos de matar o sargento foi atacada por criminosos. Na ocasião, um soldado e quatro pessoas que estavam nas imediações também ficaram feridas. Yasmin Isabel Alves do Carmo, de 22 anos, foi baleada na cabeça e não resistiu aos ferimentos. 

Tentativa homicídio na frente da filha

Foto: Reprodução

No sábado (9), um policial militar, de 46 anos, sofreu uma tentativa de homicídio, também na Cidade Náutica, em São Vicente. O caso ocorreu na Rua Wenceslau Brás, por volta de 21h.  De acordo com a apuração, a vítima foi atingida na frente da própria casa, onde estava com a filha de 13 anos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o agente foi atingido na perna, glúteo e tórax. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital do Vicentino, onde passou por cirurgia e permanece internada.

Motoqueiros que passaram atirando 

Foto: Reprodução / Sou Mais São Vicente e Região

Dois homens, de 27 e 25 anos, foram baleados por dois criminosos em uma moto, na noite deste domingo (10), no bairro Vila Nova, em São Vicente. De acordo com a apuração, a vítima de 25, foi atingida nas costas e precisou passar por cirurgia. O outro ferido, de 27, ficou com uma bala alojada na bochecha.