PUBLICIDADE

Região / Saúde

Baixada Santista atualiza público-alvo da vacina da gripe; veja quem pode se imunizar

A campanha acontece até o dia 31 de maio. Pessoas acamadas também vão ser vacinadas. 

 

Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos 

Por Vinícius Farias 

A Baixada Santista dá continuidade à Campanha de Vacinação contra a gripe – doença provocada pelo vírus influenza. A ação acontece até o dia 31 de maio. Algumas cidades da região atualizaram o público-alvo e estão realizando atendimento a pessoas acamadas, que não podem se locomover à uma unidade de saúde para receber o imunizante.

Bertioga 

Na cidade de Bertioga, os grupos prioritários são  crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, professores, profissionais das forças de segurança, pessoas em situação de rua e trabalhadores do transporte.

A vacinação para acamados é feita por meio do programa “Melhor em Casa”, onde uma equipe médica trata doentes crônicos que não apresentam condições de se locomover até uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As equipes visitam os pacientes, levando diversos serviços, como atendimento clínico, curativos e vacinação, como a de gripe e Covid-19. Para os demais pacientes que não fazem parte do programa, é necessário a solicitação para uma das UBSs do município.

Cubatão 

Em Cubatão, idosos a partir de 70 anos podem se vacinar contra a gripe. O grupo prioritário também inclui crianças a partir de 6 meses de idade e menores de 6 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas.

Poderão ser vacinadas pessoas acamadas atendidas pelo Serviço de Atendimento Domiciliar e idosos que vivem em instituições de longa permanência. Nesses casos, o atendimento deverá ser agendado e o documento da pessoa deve ser apresentado. 

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

Guarujá 

Para os acamados que são atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade receberem o imunizante, basta o responsável procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência das 9h às 15h. Quem estiver fora da cobertura da ESF, pode solicitar o agendamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar (Siad), na Rua Buenos Aires, 226, na Vila Maia.

Além disso, agora podem receber a dose os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas. A vacinação para este público prosseguirá até 30 de abril.

Itanhaém

A cidade já  vacinava idosos a partir de 60 anos ou mais, portanto, não teve mudanças. Para os acamados se imunizarem, basta o responsável fazer contato diretamente com a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para que seja realizada a marcação da data para vacinação domiciliar.

Praia Grande 

Conforme a Prefeitura, as pessoas acamadas atendidas em uma das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade devem aguardar a equipe de saúde na residência delas. Os responsáveis pelas pessoas, que não estão cadastradas, devem procurar a unidade mais próxima de casa, fazer o cadastro e aguardar a vacinação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Santos

Santos passará a contemplar as pessoas a partir de 60 anos. Anteriormente, eram vacinados apenas a partir de 70+. As doses são aplicadas nas policlínicas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Estão abertas as inscrições para os acamados receberem a dose. O período de solicitação vai até 15 de abril. O acompanhante ou cuidador deve fazer a inscrição na policlínica de referência do endereço dele, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e preencher um requerimento. 

É necessário apresentar documento com foto da pessoa, comprovante de residência e laudo médico. No ato da inscrição, pode ser solicitada a vacina contra a covid-19, que será oferecida na mesma visita domiciliar, de acordo com o público estabelecido pelo Ministério da Saúde e histórico vacinal.

Os pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados. Para os demais, é necessária a inscrição, mesmo que já tenham sido atendidos em anos anteriores. 

São Vicente 

A cidade ampliou a vacinação para idosos a partir de 70 anos ou mais. Anteriormente, apenas pessoas com 80+ estavam incluídas no grupo prioritário, além de puérperas, gestantes, crianças de 6 meses e menores de 6 anos. Para os acamados, o serviço acontece pelo programa Melhor em Casa. Os responsáveis devem solicitar a vacinação em domicílio por meio do telefone da Diretoria de Atenção Básica (13) 3569-5714 ou presencialmente na unidade de saúde mais próxima. É necessário informar o CPF.

Veja os locais de vacinação em cada cidade no link.