Da Redação
O Hospital de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas da Saúde e Educação, tem o único banco de sangue da cidade. E ele precisa de doadores. Desde que a pandemia começou, que o movimento na unidade reduziu bastante.
“Sempre respondemos dúvidas relacionadas ao novo CoronavÃrus. Acredito que muitas pessoas deixaram de vir por falta de informaçãoâ€, comenta Gabriela de Luca Oliveira, médica hematologista do HC. A unidade está com o estoque bastante escasso, de apenas 30 por cento.
Pacientes que contraÃram a Covid-19 precisam esperar 30 dias para doar. No caso dos imunizados contra o novo CoronavÃrus, o perÃodo muda de acordo com o tipo da vacina. A produzida pelo Butantan/Sinovac funciona com vÃrus inativado, de modo que se encaixa no perÃodo de 48 horas. Já o tempo de inaptidão para as pessoas que receberem o imunizante da AstraZeneca/Oxford é de 7 dias, por se tratar de uma vacina de vetores virais.
Critérios de Segurança
O medo de contrair o novo CoronavÃrus também afasta os doadores, mas não há o que temer, segundo a especialista. “Desde quando o doador chega ao hospital, ele não tem qualquer contato com os elevadores ou alas de Covidâ€, ressalta Gabriela. A doação no HC também acontece por agendamento, respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e higienização das mãos e equipamentos.
Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 60 anos; pesar mais que 50 quilos; ter comportamento sexual seguro e se alimentar bem. Não é necessário jejum. Os candidatos com idade entre 16 e 17 anos estão autorizados, desde que seus pais estejam presentes.
A doação sem a presença deles só poderá acontecer com a assinatura do consentimento formal registrado em cartório. Informações e agendamentos: (13) 3388-4887. O Banco de Sangue do HC funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h. O endereço é Avenida Henry Borden, s/nº, Cubatão.
Foto: Divulgação