PUBLICIDADE

Região / Saúde

Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti acontece em Santos

Da redação  

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece nesta quarta-feira (24) e vai vistoriar mais de seis mil imóveis na Ponta da Praia, em Santos. A décima sexta ação deste ano vai ter início no centro esportivo Rebouças a partir das 9 horas e vai contar com quase 80 agentes de saúde.  

No mutirão, enquanto ocorrem às visitas, agentes também distribuirão materiais educativos e sal grosso para a eliminação de possíveis criadouros. A distribuição será feita no cruzamento das Avenidas Pedro Lessa e Coronel Joaquim Montenegro, localizado no canal 6.  

O mosquito alvo do mutirão é responsável por transmitir os vírus da dengue, chikungunyazika e da febre amarela urbana.  

Na ação de saúde, as vistorias aos imóveis servem para verificar se existem criadouros do mosquito, ou seja, um local apropriado para a reprodução do Aedes aegypti. Caso encontrem, os agentes eliminarão o foco de ameaça e orientarão os moradores.  

As recomendações é que os munícipes não deixem acumular água parada. Por conta disso, é indicado jogar fora os pneus velhos, colocar as garrafas com a boca para baixo e nunca deixar de trocar regularmente o pote de água do animal da casa. Também deve-se ficar atento à caixas d’água, mantendo-as sempre fechadas.   

Outra dica é colocar areia nos pratos de vasos de plantas, isso previne que a água escorra e fique acumulada no recipiente. Por fim, para quem possui piscinas, deve-se mantê-las sempre limpas, pois o local é propício para a reprodução do mosquito.  

Apenas neste ano em Santos, já foram registrados 116 casos de dengue, 3 de chikungunya e um de zika. Segundo a Prefeitura de Santos, não houve nenhum caso de febre amarela urbana desde 1998.