De acordo com a Ecovias, foram investidos R$ 346,2 milhões para o novo complexo. A partir de agora, o tráfego de entrada e saÃda da cidade ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo do Porto de Santos se dará pelas pistas laterais e central norte.Â
VÃdeo: Divulgação / Ecovias
Por VinÃcius Farias
A obra da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade, foi entregue nesta nesta quarta-feira (20), dois meses antes do prazo contratual, pela Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
A partir de agora, o tráfego de entrada e saÃda da cidade ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo do Porto de Santos se dará pelas pistas laterais e central norte. Para isso, a SP-148, sob jurisdição do DER, foi adequada nesse trecho, para operar apenas na direção da capital, enquanto as vias marginais Sul já foram alteradas na primeira fase da obra e já operam somente no sentido Santos.
Já o novo viaduto (Ramo A) possibilita que os veÃculos com origem da Zona Noroeste de Santos, vindos da ponte sobre o Rio São Jorge, possam acessar a Anchieta no sentido São Paulo pela Avenida Bandeirantes, passando sobre a rodovia. Também está prevista a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, por meio de uma estação elevatória, com previsão de entrega para novembro de 2024.
De acordo com a Ecovias, foram investidos R$ 346,2 milhões para o novo complexo, que contribuirá para a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, refletindo na vida dos caminhoneiros, que utilizam o trecho diariamente. A concessionária estima que o Volume Diário Médio (VDM) de tráfego no trecho é de 37 mil veÃculos.
A obra, iniciada em dezembro de 2021, contempla um novo viaduto, a recuperação total da Avenida Bandeirantes (SP-148), ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63.
A primeira fase do pacote de obras de reformulação foi entregue em setembro de 2020 e teve R$ 270 milhões de investimento. As obras incluÃram a construção de três viadutos, no km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, e a implantação de duas passarelas, no km 62+500 e km 64+350.