O campus em Santos, da Universidade de São Paulo (USP), pode ganhar um curso pioneiro no Brasil. A graduação em Engenharia de Complexidades, que deve ter o primeiro vestibular em 2018, é uma parceria com o Groupe das Écoles Centrales, da França, permitindo aos profissionais o diploma das duas universidades.
A formação inédita contará com um intercâmbio entre alunos. Parte da graduação também ocorrerá na França, com aulas nos idiomas francês e inglês. Os alunos da Europa virão estudar na Escola Politécnica da USP, em Santos.
Em entrevista ao Jornal A Tribuna, o diretor da Poli-USP, José Roberto Castilho Piqueira explica sobre as funções do novo curso “O engenheiro de complexidades é um engenheiro de sistemas. Atua em grandes obras, empreendimentos e principalmente nesse processamento massivo de dados em cidades inteligentes e em prevenção de desastresâ€.
As tratativas para a parceria começaram no ano passado. Na ocasião, a USP recebeu uma delegação do grupo francês de Ensino Superior. Atualmente, uma comissão formada por docentes e funcionários da USP prepara o plano pedagógico.