PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Neblina surge na Baixada Santista nesta quarta e impressiona a todos

Da Redação

A Baixada Santista praticamente “sumiu” com a neblina que apareceu nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (18). O fenômeno causou uma imagem londrina, referente ao nome da capital da Inglaterra (Londres), que tem esse visual como característica marcante. Santos, São Vicente e Cubatão, por exemplo, foram cidades que registraram este momento.

O climatologista Rodolfo Bonafim explica que a neblina é causada justamente pela massa de ar seco e está sobre todo o Estado de São Paulo. E não deve ser a única vez nesta semana que ela vai aparecer”

“Quando essa massa de ar seco, que está bem forte no Interior, e também quente, porque no Interior está bem quente, desce para o Litoral e encontra a superfície do mar mais fria, já que a temmperatura é mais fria neste ano, isso causa uma condensação, que é a neblina. Então justamente pelo ar seco invadir a nossa região quando encontra uma temperatura muito baixa na superfície do mar, esse contato dá a condensação que é a neblina. E isso deve acontecer mais vezes nesta semana”, explica Bonafim.

Apesar da beleza, o fenômeno causa precauções. O Departamento Hidroviário, que administra a operação das travessias no Estado, informa que as Travessias Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela e Santos/Vicente de Carvalho operam com velocidade reduzida devido à forte neblina desta manhã. A medida é necessária para garantir a segurança de todos os passageiros.

A navegação, de acordo com a SPA (Santos Port Authority, está suspensa desde as 4h15 desta quarta-feira (18). A navegação do canal foi liberada por volta das 14 horas.

A CET-Santos informa que não há registro de ocorrências por causa da neblina.

Foto: Reprodução site Janelas