4.2 // TURISMO 

Os 10 países que recebem a renda mais turística respondem por 50% dos gastos globais, segundo estatísticas da Organização Mundial do Turismo (OMT). Por outro lado, os 10 países que recebem mais turismo estrangeiro recebem 40% de todas as viagens.

Estados Unidos, Espanha, França, Tailândia, Reino Unido, Itália, Austrália, Alemanha, Japão e China. Nessa ordem, os 10 países que mais recebem renda do turismo internacional.

Segundo estatísticas da Organização Mundial do Turismo (OMT), os EUA estão no terreno, com US $ 215 bilhões. Se você levar em conta que essa despesa está vinculada aos 80 milhões de visitantes relatados pelos EUA em 2018, a média de US $ 2.687 por pessoa e estadia excede a de qualquer outro país.

A França, por exemplo, que permanece em primeiro lugar como um destino turístico com 89 milhões de chegadas, mostra uma despesa média de US $ 752 por visitante. E a Espanha, que ocupa o segundo lugar em chegadas e despesas, mostra uma média de US $ 891 por pessoa e permanece de acordo com as estatísticas da OMT.

Uma possível explicação é que além da temporada de verão – com estadias acima da média na Espanha -, a Europa funciona como um multi-destino para mercados extrarregionais, com estadias curtas em cada país, enquanto os EUA podem ser considerados um “destino múltiplo” em si mesmo.

Os 10 países que recebem mais turistas totalizam 577 milhões de visitas, 40% dos movimentos globais segundo a UNWTO.

Nesse Top 10 de 2018 destinos, o México ficou em sétimo lugar, com 41 milhões de chegadas de estrangeiros. No entanto, não aparece na lista de países com o maior rendimento. O México e a Turquia são os dois países mais visitados que não estão entre os que recebem mais gastos, uma lista na qual Austrália e Japão os substituem.

De fato, o Japão e a China – com US $ 41 bilhões e US $ 40 bilhões respectivamente – fecham a lista de receitas mais altas, e o México está bem abaixo, com US $ 22,8 bilhões.

saiba antes via instagram @revistamaissantos