REGIÃO 

Um novo serviço voltado ao atendimento dos moradores em situação de rua foi inaugurado, na quinta-feira (17), em Praia Grande. O Abrigo Solidário Eliane Malzoni receberá homens e mulheres que quiserem pernoitar no local.

O atendimento será feito por voluntários e o local será gerenciado por uma associação sem fins lucrativos, em conjunto com a Administração. O novo serviço conta com 60 leitos, masculinos e femininos, banheiros com chuveiros, cozinha, refeitório sala administrativa e área de serviços. O horário de entrada no abrigo deve ser das 19h às 22h. Antes de dormir, os acolhidos podem tomar banho e jantar. Após acordar, estas pessoas tomam café e deixam a unidade. O atendimento será feito apenas aos maiores de 18 anos.

A Associação de Promoção e Assistência Social Estrela do Mar (Apasem), ligada à Igreja Católica, será a responsável por coordenar o abrigo. Grupos de voluntários se revezarão no atendimento. Uma equipe chegará a tarde para preparar a janta, outra recepciona as pessoas e passa a madrugada no local e a terceira serve o café da manhã antes dos moradores irem embora.

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o ideal é que a pessoa viva no seio da família, no entanto, o abrigo solidário é uma oportunidade para que a sociedade possa fazer algo por estas pessoas que estão em situação de rua de forma correta, séria e com o objetivo de tira-los dessa condição. “A partir do momento que vem para cá, a ideia é ‘xavecar’ essas pessoas para receberem ajuda. O abrigado vai poder ser encaminhado para uma cooperativa ou para um posto de trabalho”.

De acordo com o Padre Aparecido Neres de Santana, que será o diretor do Abrigo Solidário, a expectativa é que o local seja uma referência de atendimento com carinho, para que o povo que está na rua tenha mais dignidade. “Já temos trabalhos nesse sentido na associação. Esperamos receber voluntários que queiram ajudar. Receberemos todos, não importa a religião”.

Quem quiser ajudar no trabalho do abrigo, independente da função, pode procurar a direção. Não precisa ter nenhum vínculo religioso, apenas ter boa vontade e querer ajudar. Basta ir diretamente ao abrigo e procurar a direção ou ligar para 3491-1337 para obter informações.

Homenagem

Formada em Serviço Social, Eliane Malzoni trabalhou na Assistência Social de Praia Grande desde 1986. Trabalhou no antigo lixão da Cidade, depois no Conselho Tutelar e assumiu a direção da Casa de Estar (abrigo para moradores de rua) de 2010 a 2017, quando se tornou diretora da Divisão da Proteção Básica e atuou neste cargo até 2019, quando faleceu. Ao longo de toda sua trajetória, Eliane buscou auxiliar e impulsionar o máximo de qualidade de vida para todas as faixas da sociedade.

A filha de Eliane, Thaiza Malzoni, afirmou se sentir muito orgulhosa com o reconhecimento do trabalho da mãe. “Eu acho que ela nunca esperava que isso fosse acontecer. Ela tinha o dom de trabalhar com isso, fazia por amor. Ela só fez o bem esses anos todos”.

O abrigo Solidário Eliane Malzoni fica na Avenida Ministro Marcos Freire, nº 6.656, próximo ao PS Quietude.

saiba antes via instagram @revistamaissantos