REGIÃO 

Da Redação

Período de Carnaval não é apenas para folia. Também serve para a conscientização ambiental. Voluntários e participantes da ONG Ecomov (Ecologia em Movimento) fizeram nesta segunda-feira (24) uma ação de limpeza para a retirada de materiais encontrados o Costão da Ilha Porchat, na Praia dos Milionários, em São Vicente, numa área de 80 metros quadrados.

A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre o perigo do descarte incorreto de materiais como canudos e bitucas de cigarro, entre outros nas praias. O saldo indica, por exemplo, mais de 300 fragmentos de isopor, 187 garrafas PET e 4,5 kg de calçados.

Presidente da Ecomov, Rodrigo Brandão Azambuja, reforça que tamanha quantidade de microlixo reside em alguns maus hábitos da população, especialmente em época de verão.

“Nossas localidades sofrem muito com o microlixo gerado pelo verão. E ele está associado ao consumo local. Existe forte influência dos hábitos alimentares – associados às bebidas e ao consumo de alimentos nas barraquinhas e carrinhos de praia -, e também os tabagistas. Quanto mais você avança pelas praias, mais informações têm desse evento antropológico chamado “lixo de verão” associado ao consumo local. As pessoas consomem e permanecem na praia. Não tem nenhuma conscientização ampla e massiva sobre o perigo do microplástico gerado no verão”.

 

Preocupação

Brandão conta que a preocupação com a questão do microlixo nas praias não é nova.

“Realizamos uma pesquisa chamada Pesquisa Continuada Microlixo no Verão. Já avançamos nesses estudos em relação à questão do microlixo. Até ajudamos na criação da lei sobre os canudos plásticos em São Vicente, em 2018. Além disso, criamos a proposta para erradicação do plástico nas praias em São Vicente, Itanhaém e Peruíbe, no ano passado”.

Ele conta que todo esse material será apresentado ao Ministério Público, para ajudar a buscar maior fiscalização nas praias, junto com uma pesquisa online feita junto à população, onde é verificado o conhecimento das pessoas sobre a necessidade da limpeza das praias.

(Fotos e vídeo: Divulgação)

saiba antes via instagram @revistamaissantos