PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Cidades se unem para compra de insumos contra a Covid-19

As prefeituras da Regi√£o realizar√£o compras conjuntas de insumos para o atendimento aos pacientes de Covid-19. O objetivo √© adquirir em maior quantidade e, consequentemente, reduzir os custos. Esta foi uma das decis√Ķes tomadas na manh√£ desta ter√ßa-feira (31) pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

O grupo voltar√° a se reunir no s√°bado (4) para analisar a evolu√ß√£o dos cont√°gios pelo novo coronav√≠rus e avaliar a possibilidade de retomada “escalonada e gradual” das atividades comerciais a partir de segunda-feira (7) ‚Äď data em que termina o per√≠odo de quarentena estabelecido pelo governo do Estado.

“As restri√ß√Ķes est√£o mantidas. Enquanto isso, continuaremos em contato com sindicatos do com√©rcio e com os l√≠deres do setor de presta√ß√£o de servi√ßos para estabelecermos a aberturade uma maneira que mantenha a popula√ß√£o em seguran√ßa”, disse o prefeito de Santos e presidente do Condesb, Paulo Alexandre Barbosa, ap√≥s reuni√£o por videoconfer√™ncia com os chefes de Executivo das demais cidades.

Exames

Ao governo do Estado, os prefeitos solicitar√£o maior celeridade na conclus√£o dos exames PCR, que confirmam ou descartam a infec√ß√£o dos pacientes pelo novo coronav√≠rus. “Estamos lidando com um tempo maior que o razo√°vel para receber os resultados. Nosso pleito √© por mais agilidade”, explica Barbosa.

Para minimizar o problema no Munic√≠pio, Santos adotou uma medida: a partir desta ter√ßa-feira, os exames de pacientes com suspeita de covid-19 internados em unidades de sa√ļde municipais passar√£o a ser analisados em laborat√≥rio particular, contratado pela Secretaria de Sa√ļde (SMS). A necessidade inicial da SMS √© de at√© 20 mil testes, que ser√£o pagos √† medida que forem realizados, ao custo de R$ 150,00 cada.

Mapeamento

Outra ação para controle do vírus será o mapeamento das demandas regionais para a devida estruturação dos leitos hospitalares em implantação no momento, seguida de um pedido de ajuda ao Estado e à União para a aquisição de aparelhos respiradores, atualmente em falta no mercado.

Educação

Em rela√ß√£o √† retomada das aulas nas redes municipais, considerando a parcela de educadores que atuam em mais de uma cidade,ser√° definido um calend√°rio √ļnico para a Baixada Santista, com base em resolu√ß√Ķes estaduais e federais.

Confira as quatro resolu√ß√Ķes desta ter√ßa-feira, v√°lidas para as nove cidades da Regi√£o

Aquisição de insumos

Para ganhar escala e reduzir custos, as prefeituras v√£o trabalhar em conjunto na compra dos insumos da sa√ļde. As prefeituras tamb√©m solicitam maior rapidez do Estado nos exames do PCR para poss√≠vel detec√ß√£o do coronav√≠rus.

Comércio

As cidades v√£o manter as restri√ß√Ķes impostas pelo Estado em rela√ß√£o √† quarentena at√© o dia 7 de abril. No s√°bado (4), ap√≥s avalia√ß√£o da evolu√ß√£o dos casos, ser√° estabelecido di√°logo com sindicatos, associa√ß√Ķes comerciais, a fim de criar um plano regional para preparar o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, trabalhando de forma escalonada, controlada e gradual.

Educação

Devido √† interliga√ß√£o das redes municipais, com profissionais trabalhando em mais de uma cidade, ser√° estudado em n√≠vel regional, um calend√°rio √ļnico para os munic√≠pios, a partir das defini√ß√Ķes em n√≠vel Estadual e Federal.

Estrutura hospitalar

Mapeamento das demandas regionais para estruturação completa dos leitos hospitalares em implantação, para que tenham todos os insumos e equipamentos necessários, como respiradores, produto em falta no mercado, solicitando transparência dos dados e mais apoio do Estado e da União.

Foto: Divulgação