PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Canil da GCM de Praia Grande ganha dois novos integrantes

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

À primeira vista, eles são apenas dois filhotinhos fofos, agitados, que gostam de brincar e precisam de cuidados especiais. Entretanto, Chronos e Zeus, das raças pastor alemão e pastor belga de malinois, respectivamente, têm uma importante tarefa pela frente: integrar o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande. Para isso, já estão em treinamento há cerca de um mês e têm respondido positivamente ao trabalho do grupamento.

Os filhotes foram doados ao Canil. Um por uma moradora de Praia Grande, que j√° conhecia o trabalho do grupamento, e outro por um canil de S√£o Vicente, demonstrando a import√Ęncia do trabalho realizado.

De acordo com o inspetor Fl√°vio Alves da Silva, Chronos e Zeus, inicialmente, passaram por testes de aptid√£o para que os guardas pudessem avaliar se teriam condi√ß√Ķes de serem treinados. ‚ÄúLogo, percebemos caracter√≠sticas importantes neles para integrarem a equipe como c√£es de patrulhamento e faro, por exemplo‚ÄĚ.

 - REVISTA MAIS SANTOSPor√©m, Chronos, de 3 meses, j√° se destacou, conforme observa o inspetor. ‚ÄúPela aptid√£o dele, aparentemente, ser√° um c√£o voltado ao controle de dist√ļrbios‚ÄĚ. J√° Zeus, tem quatro meses de vida e al√©m dos treinos de faro e obedi√™ncia, assim como o ‚Äúcolega‚ÄĚ de trabalho ser√° treinado tamb√©m para show dog, importante trabalho realizado pelo grupamento nas a√ß√Ķes sociais¬†realizadas pela Administra√ß√£o Municipal, por exemplo.

O treino é gradativo e acontece diariamente com exercícios específicos por ainda se tratarem de filhotes. E o trabalho será puxado, pois para estarem totalmente aptos a previsão é de que passem por cerca de dois anos de treinos.

Recentemente, um dos cães da GCM se aposentou após sete anos de trabalho. Kratos, também um pastor belga de Malinois, atuou em várias ocorrências, incluindo a localização de entorpecentes, e agora vai alegrar uma família de Mongaguá, que o adotou.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Praia Grande