2.1 // COTIDIANOBRASIL & MUNDO

No Brasil duas mil e quarenta e quatro pessoas foram mortas por causa de relâmpagos, entre os anos de 2000 até 2017. São pelo menos 77,8 milhões de raios que caíram no país. Estes dados foram contabilizados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT).

Só em Santos, no temporal da última terça-feira (12), das 20h até as 23 horas, foram cerca de 1600 trovões (ninguém foi morto por raio neste dia).

São Paulo é o maior Estado em registro de mortes por relâmpagos nesse ciclo de 17 anos. O período com maior recorrência é a primavera, quando a chuva começa a retornar com mais força no Brasil, seguido pelos meses do verão.

As circunstâncias das fatalidades podem ser diversas e por isso, o mais importante é identificar a chegada de uma tempestade e saber o que fazer para se proteger dos raios.

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é baixa, segundo o ELAT, em média menor do que 1 para um milhão. Contudo, esse número pode crescer até mil vezes quando o indivíduo está numa área descoberta.

Confira as dicas de 10 coisas que precisamos saber sobre raios: 

1 – A faísca que enxergamos no ar é a descarga elétrica gerada por uma nuvem de tempestade;

2 – O trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar no momento que acontece o raio e apenas assusta;

3- Raio mata. Uma descarga elétrica pode chegar a milhões de volts;

4 – Se um raio atingir uma pessoa pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes é causada por parada cardíaca e respiratória.

5 – Numa tempestade com raios não devemos ficar embaixo de guarda-sol, quiosque e árvores;

6 – Nunca ficar em piscina e nem praia durante uma tempestade de raio;

7 – Num descampado, a posição mais segura é ficar agachado com a cabeça entre as pernas;

8 – O carro é um bom lugar para se abrigar numa tempestade com raios;

9 – Durante a tempestade não falar no telefone com fio ou celular conectado no carregador;

10 – Procure um abrigo seguro para se proteger como um prédio, restaurante, padaria, loja etc.

 

 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos