PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Ressaca com ondas de até três metros é prevista para Baixada Santista

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília emitiu alerta de ressaca na Baixada Santista a partir de terça-feira (14). Conforme a previsão do tempo, a passagem de uma frente fria vem ocasionando ventos intensos na região costeira. Com isso, o mar começará a ficar agitado, com ondas podendo ultrapassar dois metros de altura durante a noite de terça.

De acordo com os meteorologistas, a maior agitação está prevista para o início da tarde de quarta-feira (15) com ondas variando entre dois e três metros de altura. Com relação ao nível do mar, os índices indicam que não será muito elevado. Na Baía de Santos a maré pode ultrapassar 1,5 metro na tarde de quarta (15), representando um aumento de 30 centímetros em relação a tábua de maré. No interior do estuário esse aumento será maior, a previsão é que o nível do mar ultrapasse 1,6 metro na manhã de quarta-feira.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Atenção devido à previsão de ondas entre dois e três metros de altura. Se as previsões se mantiverem há possibilidade de alagamentos pontuais devido às ondas e maré, que podem ser agravados com a ocorrência de pancadas de chuvas intensas.

Também são esperados pequenos impactos nas estruturas urbanas costeiras devido à intensidade das ondas. Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas nos próximos dias.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Fotos: Arquivo/ Mais Santos