Da Redação
A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 se encerra nesta terça-feira (30). Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde convoca todas as pessoas que têm indicação de imunização, mas ainda não receberam as doses, para que compareçam aos postos até amanhã.
A meta de alcançar 90% da população-alvo foi atingida entre idosos, profissionais de saúde e outros, mas o percentual ainda é inferior a 60% entre crianças, gestantes e puérperas. “É muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência até amanhã. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripeâ€, aponta a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo.
Até a última semana, mais de 14,2 milhões de doses da vacina contra o vÃrus Influenza foram aplicadas em SP, com 86,1% de cobertura entre os grupos prioritários.
O total de imunizados contabiliza 1,65 milhões de doses aplicadas em crianças de 6 meses a 6 anos (54,1%), 227,7 mil em gestantes (50,5%) e 43,8 mil em puérperas (59,2%). De modo similar, o grupo das pessoas com idade entre 55 e 59 anos registra menor procura, com apenas 863,3 mil vacinados (42,8%).
CoronavÃrus
A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavÃrus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantesâ€, diz o Secretario de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
A orientação aos profissionais que trabalham na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Além disso, é importante realizar uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar.
As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e álcool deverá ficar disponÃvel para uso. O vacinador deve seguir as normas de higienização.
Foto: Reprodução